Blog Saboaria Artesanal Lucrativa

Aprenda a Fazer Sabonetes e Cosméticos Artesanais

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Como Tratar a Caspa de Forma Natural: 5 Ingredientes Eficientes no Combate à Dermatite

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais
Como Tratar a Caspa de Forma Natural: 5 Ingredientes Eficientes no Combate à Dermatite

Segundo o site GQ Globo, mais de 60% da população brasileira sofre com a caspa. Portanto, há grandes chances de você que está lendo este conteúdo sofrer com esse problema ou conhecer alguém que passe por isso.

Apesar de parecer inofensiva, essa dermatite causa grande incômodo, devido à coceira, além de poder dar origem a outros problemas, como o surgimento de bactérias. Isso sem falar que esse é um problema que afeta a autoestima de qualquer um.

Por isso, neste conteúdo, vamos te indicar 5 ingredientes naturais que podem ser utilizados para combater a caspa e te ajudar a ficar livre dessa questão, muitas vezes, constrangedora. Vamos lá?

Veja também:
7 Produtos Naturais para Queda de Cabelo
Clean Beauty e os Cosméticos Naturais: Vale a Pena Investir?

O que causa a caspa?     

As caspas são aquelas terríveis casquinhas brancas na cabeça que incomodam qualquer um. Geralmente, elas aparecem em couros cabeludos muito oleosos, após uma coceira e consequente descamação da pele da região.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Nesse sentido, ela pode ser provocada por diversas razões, como: estresse, água muito quente, couro cabeludo sujo, acúmulo de produtos na região, dermatite seborreica, sensibilidade a produtos capilares e crescimento de algum fungo no couro cabeludo.

O que fazer para evitar a caspa?

Antes de falarmos especificamente sobre os ingredientes naturais usados para combater a caspa, saiba que existem algumas práticas que podem ajudar a evitar esse problema. As principais são:

  1. Lavar o cabelo em água morna ou fria: isso porque a água quente resseca o couro cabeludo e provoca a temida caspa.
  2. Lavar o cabelo dia sim, dia não: essa frequência na lavagem evita o acúmulo de oleosidade no couro cabeludo.
  3. Aplicar condicionador e máscaras de hidratação abaixo da raiz: a prática evita o acúmulo de produtos no couro cabeludo.
  4. Focar numa alimentação balanceada: o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar contribuem para a produção da caspa.
  5. Diminuir a frequência dos procedimentos químicos: alisamento e tintura, por exemplo, são químicas que podem causar alergia e a descamação da pele.

5 Ingredientes naturais para tratar a caspa

Agora vamos conferir alguns ingredientes naturais que você pode usar no seu couro cabeludo para tratar a caspa. Vale dizer que as dicas que vamos dar aqui são eficientes para pessoas que tem a caspa de forma mais branda.

Para aqueles que possuírem uma dermatite seborreica intensa, o ideal é consultar um médico para lhe passar o melhor tratamento!

1. Babosa

A babosa, ou aloe vera, é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas. Portanto, ela pode ser uma excelente aliada para combater a caspa e aliviar a coceira.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Para utilizar a babosa, basta extrair o gel da planta, aplicá-lo no couro cabeludo e deixar agir por 30 minutos. Depois, é só retirar com um shampoo, na água fria.

2. Óleo de coco

Você deve estar se perguntando como o óleo de coco pode te ajudar no combate à caspa, não é verdade? Afinal, ele é oleoso!

No entanto, saiba que esse ingrediente ajuda a melhorar a hidratação da pele e a prevenir o ressecamento, que é um dos vilões da caspa. Além disso, o óleo de coco é muito eficaz contra fungos.

Assim, ele pode ser utilizado em associação com o óleo de melaleuca. Para isso, basta misturar 5 colheres do óleo de coco e 10 gotas do de melaleuca. Aplique a mistura no couro cabeludo e deixe agir por, no mínimo, 30 minutos.

Depois é só retirar com um shampoo e água fria.

3. Vinagre de maçã

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

O vinagre de maçã também é um ótimo ingrediente para acabar com a caspa. Isso porque ele equilibra o pH do couro cabeludo e do cabelo, o que reduz o aparecimento dos fungos que podem provocar esse problema.

Mas como usar? Bem, basta misturar ½ copo de vinagre de maçã com ½ copo de água. Embebede um pedaço de algodão com a mistura e aplique em todo o couro cabeludo, massageando. Deixe agir por 20 minutos e, finalmente, lave o cabelo em água fria.

4. Bicarbonato de sódio

Sabia que o bicarbonato de sódio também pode ser um grande aliado no combate à caspa? Isso, porque ele atua como um esfoliante, removendo, assim, as células mortas da pele e também a coceira.

Para usar, dissolva 3 colhes de sopa de bicarbonato na porção de shampoo que você vai utilizar para lavar o seu cabelo, de preferência na água fria. A sequência disso é bem simples: basta seguir o procedimento normal de lavagem do seu cabelo.

5. Chá-verde e óleo essencial de hortelã

E a nossa última dica vai para o chá-verde com o óleo essencial de hortelã. Essa é uma mistura poderosa, uma vez que ambos os elementos possuem propriedades antioxidantes e antimicrobianas.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Para usar esse combo, você deve misturar ½ xícara de chá verde, 10 gotas de óleo essencial de hortelã e 1 colher de vinagre branco. Aplique no couro cabeludo e deixe agir por 5 minutos. Depois é só lavar normal!

E então, que tal começar o tratamento contra a caspa hoje mesmo? Depois de todas essas dicas de ingredientes não tem mais desculpas para continuar convivendo com esse problema tão chato!

Aproveite a oportunidade para conhecer o Curso de Cosméticos Naturais para Cabelos, da Saboaria Artesanal Lucrativa. Nele, você vai aprender a criar uma linha de produtos capilares naturais e super eficientes. Dá para você usar e para vender também!

Por isso, não perca mais tempo e faça já a sua inscrição!

Veja também:
Benefícios do Condicionador em Barra para os Cabelos
Como Fazer Co-Wash? Guia Completo Sobre a Técnica

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Um comentário em “Como Tratar a Caspa de Forma Natural: 5 Ingredientes Eficientes no Combate à Dermatite

  1. Gostei de todas as receitas apresentadas, porém senti falta da posologia, ou seja, de quanto em quanto tempo pode ser aplicada cada receita. Ex: Semanal, Diariamente, 3 x semana, etc. Fico no aguardo do retorno e deixo minha sugestão para as próximas a serem divulgadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
5% Desconto
Nada
Próxima vez
Quase
10% Desconto
Desconto no Curso
Nada
Sem sorte
Quase
20% Desconto
Nada
Azar
Promoção Roda da Sorte Curso Saboaria!
Aproveite essa promoção
Our in-house rules:
  • One game per user
  • Cheaters will be disqualified.