Aprenda Como Fazer Óleo Essencial para Sabonete Artesanal

O óleo essencial é um ingrediente muito rico para aromatizar sabonetes artesanais. Feito com ingredientes naturais, ele também faz maravilhas na pele. Isso porque além de dar fragrância ao sabonete, ele incorpora funções terapêuticas ao produto. Apesar de poder ser encontrado facilmente no mercado, o óleo essencial geralmente é muito mais caro que as essências. Por isso, vamos te ensinar como fazer óleo essencial em casa mesmo.

Você vai aprender duas maneiras de extrair a fragrância de ervas ou de flores usando azeite extra virgem. A primeira delas é por meio da infusão e a segunda, do banho maria. Você verá que é muito fácil fazer esses processos em casa. Depois, você aprenderá como ressecar qualquer erva ou flor que você desejar extrair a fragrância. Por fim, você vai conferir dicas de como armazenar e conservar o seu produto caseiro.

Curso de Saboaria

Veja também:

4 Dicas Infalíveis Para o Cheiro do Sabonete Artesanal Durar Mais

Aprenda Como Fazer Lauril Caseiro

Como Fazer Óleo Essencial

Primeiro, você aprenderá como fazer óleo essencial de duas maneiras. Para ambas as receitas, você deverá usar um azeite extra virgem de boa qualidade e seguir todas as dicas ao longo do post. Isso garantirá a qualidade do seu produto.

Maneira 1: Infusão

como fazer óleo essencial
Fonte: Pixabay

Materiais necessários

  • Azeite extra virgem
  • Ervas ou flores secas
  • Recipiente de vidro

Passo a passo 1

1. Coloque as ervas ou as flores dentro do recipiente de vidro, totalmente limpo e seco.

2. Adicione o azeite até cobrir totalmente as ervas.

3. Feche bem o recipiente e deixe-o descansar em um local quente e escuro por 3 semanas.

Dica: Outro modo de transferir a fragrância das ervas para o azeite é fazendo uma infusão solar. Para isso, em vez de deixar o pote em um local escuro e quente, deixe-o sob o sol, também por 3 semanas.

Maneira 2: Cozimento em banho maria

como fazer óleo essencial
Fonte: Pixabay

Materiais necessários

  • Azeite extra virgem
  • Ervas ou flores secas
  • Recipiente de vidro
  • Vinagre de vinho branco
  • Duas panelas, sendo uma maior que a outra
  • Água

Passo a passo

1. Na panela maior, coloque água para ferver.

2. Coloque as ervas ou flores secas na panela menor e cubra-as com azeite.

3. Coloque a panela com as ervas sobre a água fervendo, para cozinhá-las em banho maria. Nesse momento, acrescente algumas gotas de vinagre de vinho branco.

Curso de Saboaria

4. Quando o cheiro estiver sendo exalado, quer dizer que o óleo essencial já está pronto. Deixe-o esfriar e depois armazene-o no pote limpo, seco e bem tampado.

Como ressecar as ervas e flores frescas

Caso você queira utilizar ervas ou flores frescas, é preciso ressecá-las antes de fazer uma das receitas apresentadas. Para isso, deixa-as sob o sol até que fiquem totalmente secas. Isso pode levar alguns dias.

Dica: Outra opção é já comprar as ervas ou flores secas, que são geralmente encontradas em lojas de produtos naturais.

como fazer óleo essencial
Fonte: Pixabay

Como armazenar o óleo essencial caseiro

Após pronto, o óleo essencial caseiro sempre deve ser armazenado em um recipiente de vidro, previamente limpo e seco. Além disso, ele deve ser completamente fechado e mantido em um lugar bem fresco, como na geladeira, por exemplo.

como fazer óleo essencial
Fonte: Pixabay

Qual é a validade do óleo essencial caseiro

A validade do óleo essencial caseiro é de até 1 ano. Mas para que ele dure todo esse tempo, ele precisa ser armazenado de acordo com as dicas apresentadas, além de ser retirado do pote com uma colher limpa, de preferência de plástico.

como fazer óleo essencial
Fonte: pxhere

Agora que você já sabe como fazer óleo essencial, poderá fazer esse processo com a erva ou flor desejada, não é mesmo? Uma boa opção é misturar mais de uma erva ou flor e testar combinações de fragrâncias.

Se você achar necessário, o óleo pode ser coado antes de ser acomodado no recipiente. Porém, como a finalidade desses óleos é fazer sabonetes artesanais, é interessante aproveitar os pedacinhos das ervas e flores do óleo na fabricação dos sabonetes.

Ao criar o seu próprio óleo essencial, seus sabonetes terão um grande diferencial, além da garantia de um produto totalmente natural. Isso sem dúvidas agrega muito mais valor ao seu produto, não é verdade?

Gostou dessas dicas? Então não deixe de conhecer o curso online de saboaria artesanal. Com ele, você aprenderá muito mais sobre esse incrível universo dos sabonetes artesanais.

Imagem de capa: pxhere

Curso de Saboaria

Veja também:

Como Fazer Sabonetes Artesanais Medicinais

Como fazer sabonete artesanal passo a passo





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários