4 Dicas Infalíveis Para o Cheiro do Sabonete Artesanal Durar Mais

como fazer o cheiro do sabonete durar mais

Não dá pra negar que o cheiro quase sempre nos faz decidir qual sabonete comprar, não é mesmo? E não poderia ser diferente. Isso porque a hora do banho deve ser relaxante, e um bom aroma deixa tudo ainda mais prazeroso. Por isso, no post de hoje vamos dar 4 dicas para o cheiro do sabonete artesanal durar mais.

Se você trabalha com saboaria artesanal, esse post é ainda mais importante, afinal, seus clientes não querem que o cheirinho do sabonete acabe com poucas vezes de uso. Com nossas dicas você vai aprender como seguir a receita da forma correta, como misturar essências e muito mais. Então vamos lá?

Curso de Saboaria

Veja também:

Como Fazer Sabonete – Guia Absolutamente Completo para Começar

Sabonete de Enxofre para Espinhas – Aprenda Como Fazer

Aprenda a fazer o cheiro do sabonete artesanal durar mais

1. Siga a receita à risca

O primeiro passo é com certeza o mais importante, não só para prolongar o cheiro do sabonete, mas também para que ele fique com a textura e consistência certa, e para que ele não sue e não fique quebradiço depois de pronto. Sempre siga a receita à risca. Coloque exatamente a quantidade indicada de produtos e, principalmente, não ignore as indicações técnicas.

Por exemplo, evite ao máximo derreter a glicerina no microondas. O aparelho pode ser muito útil no dia a dia, mas na hora de fazer sabonete artesanal, é melhor deixá-lo de lado. Isso porque o microondas aquece a glicerina exageradamente e de forma desigual. Isso pode fazer com que ela ferva, queime em alguns pontos ou até não derreta inteiramente, o que vai comprometer seriamente o resultado final.

cheiro do sabonete artesanal durar mais
Fonte: ribalych

E essencial que a glicerina seja derretida lentamente no fogão elétrico. A temperatura ideal para derretimento é entre 65ºC e 70ºC. O fogo derrete o material de forma igual e com temperatura constante. E para o cheiro durar mais tempo no sabonete é importante que você não adicione a essência ou o óleo essencial com a base muito quente ou ainda com a panela no fogão.

Isso vai fazer com que a fragrância evapore e o sabonete fique quase sem aroma. O ideal é que você derreta a glicerina cortada em cubos, desligue o fogo e tampe a panela por 5 minutos. Só depois adicione as fragrâncias e corantes misturando bem.

Além de fixar melhor o aroma, esse descanso vai eliminar todas as bolhas de ar que poderiam surgir em seus sabonetes.

2. Dê uma chance para os óleos essenciais

Sim, eles são bem mais caros que as essências artificiais mas tem muito mais propriedades também. Afinal, como os óleos essenciais são extraídos diretamente de flores, plantas, frutas, sementes e raízes e por isso tem funções terapêuticas fitoterápicas poderosas para a saúde da pele.

cheiro do sabonete artesanal durar mais

Por serem mais caros que as essências, muitas pessoas nunca nem pensaram em usar os óleos em suas receitas, mas como são mais densos, não é necessário acrescentar uma grande quantidade à base, se comparado às essências.

Curso de Saboaria

Para um sabonete ficar bem cheiroso é ideal colocar 3% do peso da base em óleo. Ou seja, a cada 1kg de base glicerinada você pode adicionar de 10 a 20 gotas de óleo essencial. Mas ao invés de usar de uma só vez a quantidade sugerida, acrescente aos poucos e vá ajustando de acordo com o seu gosto.

3. Misture fragrâncias

Se você não pretende investir nos óleos essenciais, crie fragrâncias misturando essências. Existem diferenças entre os tipos de notas das essências, o que quer dizer que elas têm fixações diferentes. Portanto, é legal misturas essências que combinem para criar aromas mais marcantes.

As notas doces, por exemplo são mais intensas e ajudam o cheiro do sabonete artesanal durar mais. Se você está fazendo um sabonete com outro tipo de fragrância mais leve e quer um cheirinho prolongado, adicionar algumas gotas de essência adocicada pode ser a solução.

cheiro do sabonete artesanal durar mais

Com o tempo você vai aprendendo, conhecendo novos aromas e principalmente vai saber como combinar cheiros para criar perfumes perfeitos para seus sabonetes. Antes de escolher essência usar na receita, abra o frasco e sinta o perfume. Pense em combinações possíveis com aquele cheiro e misture.

Aposte nas combinações:

  • Florais com adocicados
  • Amadeiradas com especiarias
  • Ervas com adocicadas
  • Especiarias, adocicadas e ervas

E não se esqueça de anotar as combinações para não esquecer e poder usar sempre que quiser.

4. Conheça as essências

Nenhuma das dicas anteriores vão funcionar se você não conhecer bem as essências mais comuns para sabonetes. Abaixo fizemos uma breve explicação dos tipos de fragrâncias frutadas, de ervas, florais, adocicadas, marinhas e de especiarias.

Essências frutadas

As essências frutadas tem boa aceitação, afinal, são aromas muito presentes no nosso dia a dia. Dividimos as essências frutadas em dois tipos: doces e cítricas.

Doces

Curso de Saboaria

Notas doces, intensas e com fundo frutado: jabuticaba, mamão, manga, maçã, melancia, pêra, pêssego, uva, vinho.

Cítricas

Notas frutadas, cítricas e com fundo doce: tangerina, acerola, carambola, groselha, laranja, limão, kiwi, maçã verde, maracujá, morango, pitanga.

Essências de ervas

As essências de ervas são com certeza as mais procuradas no mercado. São ideais para sabonetes calmantes pois tem um efeito refrescante e terapêutico com um leve fundo adocicado.

Alguns exemplos: alecrim, aloe vera, arruda, menta, chá verde, capim limão, erva doce, eucalipto, capim cidreira, citronela.

Essências florais

As notas florais são as mais tradicionais. Elas são aveludadas e levemente doces. Ideias para sabonetes provence mais sofisticados.

Alguns exemplos: alfazema, algodão, camomila, flor de laranjeira, rosas, calêndula, jasmin, flor de cerejeira.

Essências adocidadas

As notas adocicadas não são as frutadas, como muita gente pensa. Essas essências podem vir das amêndoas, aveia e plantas. São aromas mais pesados, doces, intensos e tem ótima fixação.

Alguns exemplos: amêndoas, aveia, baunilha, castanha, chocolate, nozes, damasco, mel, leite de cabra.

Essências marinhas

As fragrâncias marinhas são ideias para sabonetes de banho. Elas tem aromas leves, frescos e são levemente adocicadas.

Curso de Saboaria

Alguns exemplos: algas marinhas, brisa do mar, ozônio.

Essências de especiarias

As notas de especiarias tem aromas de condimentos e dão um toque bem peculiar ao sabonete. Elas são mais picantes, fortes e tem fundo seco. Essas essências são ótimas para misturar com outros aromas porque criar uma sensação de “explosão” do aroma e também ajudam o cheiro do sabonete artesanal durar mais.

Alguns exemplos: anis, canela, cravo, gengibre, nóz moscada, pimenta rosa.

cheiro do sabonete artesanal durar mais

Agora que você já sabe como fazer o cheiro do sabonete artesanal durar mais, aprendeu a combinar aromas para criar perfumes únicos, e descobriu um pouco mais sobre as notas de cada essência, o sucesso dos seus sabonetes é garantido. Seja para presentear, vender ou para perfumar a sua casa.

Se você gostou das dicas, com certeza vai adorar fazer parte do curso de Saboaria Artesanal Lucrativa. Temos aulas de sabonetes provence, frutas tropicais e fitoterápicos. Os cursos são ideal para você que quer aprender a fazer sabonetes sem sair de casa. Vale a pena conhecer.

Veja também:

Aprenda Como Fazer Lauril Caseiro

Receita de Sabonete Hidratante de Manteiga de Karité





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários