6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Conservantes Naturais para Cosméticos: Como Escolher a Melhor Opção?

Se você gosta de produzir os seus próprios cosméticos, então com certeza sabe da necessidade de se utilizar conservantes naturais para manter a produção em ótimo estado por muito mais tempo.

Entretanto, nem sempre é fácil saber quais componentes naturais podem ser utilizados como conservantes e em quais situações eles são necessários, não é verdade?

Por isso preparamos este conteúdo que vai te indicar quais os conservantes naturais você deve utilizar em suas produções caseiras e quando eles são necessários. Confira!

Veja também
Para que Serve a Glicerina nos Cosméticos Naturais
Receita de Sabonete Esfoliante de Café: Passo a Passo Simples

Para que servem os conservantes nos cosméticos?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer quais são as funções de um conservante. Afinal, nem todo mundo sabe!

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Bem, os conservantes, como o próprio nome sugere, são utilizados para conservar determinados produtos, principalmente aqueles à base de água. Isso porque eles são mais propícios ao desenvolvimento de micro-organismos, bactérias e fungos.

O uso dos conservantes, em contrapartida, prevenirá o surgimento e a multiplicação desenfreada desses indesejáveis organismos. Assim, será prolongada a vida útil dos produtos.

Quando usar os conservantes naturais?

Agora que você já sabe a finalidade do conservante, precisa saber mais sobre os conservantes naturais.

Resta dizer, antes de mais nada, que os conservantes industrializados são totalmente diferentes dos naturais. Isso porque, devido aos seus componentes químicos, eles podem acarretar reações na pele. Os naturais, pelo contrário. Além de serem sustentáveis, não prejudicam a cútis.

Dito isso, você deve estar se perguntando, então, quando deve utilizar conservantes naturais na sua produção, não é mesmo? Como já dissemos, eles devem ser utilizados em produtos que levem água, como cremes, máscaras, shampoos, entre outros.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Nos que não levam água, como protetores labiais, manteigas corporais e pomadas, geralmente não são demandados conservantes, pois eles não são propensos à contaminação por micro-organismos.

Quando se trata dos sabonetes sólidos, esses produtos podem desenvolver fungos e bactérias, isso porque, mesmo não levando água, são produtos que entram em contato com as mãos molhadas.

Quais são os conservantes naturais utilizados nos cosméticos?

Agora que você já sabe para o que serve e quando devem ser utilizados os conservantes naturais, é hora de descobrir os principais e mais usados!

  • Geogard ECT

É uma mistura de álcool benzil, ácido salicílico, glicerina e ácido sórbico. Possui proteção antimicrobiana e combate a proliferação de fungos e bactérias.

  • Naticide/Parfum ou Fragrância

É preparado a partir de óleos essenciais de base vegetal. Possui a fragrância de baunilha ou amêndoas e previne o crescimento de bactérias.

  • Sorbato de potássio
Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

É derivado do ácido sórbico, que é encontrado em frutas cítricas. Possui ação bactericida e fungicida.

  • Óleos essenciais

Alguns óleos essenciais apresentam substâncias capazes de atuar como conservantes naturais. Isso porque podem possuir ações antifúngicas, antibacterianas e antioxidantes. Entretanto são utilizados apenas como complemento de conservação, pois sozinhos não são suficientes para conservar o cosmético.

Viu como é possível preservar os cosméticos que você produz em casa por muito mais tempo com os conservantes naturais?

Não se esqueça, no entanto, de utilizar apenas a quantidade recomendada nas receitas para não correr nenhum risco.

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões e nos digas se já conheciam esses produtos e já utilizavam em suas receitas.

Veja também
Receita de Sabonete de Rosa Mosqueta Hidratante para o Rosto
Óleos Essenciais: Benefícios para Saúde no Inverno

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *