6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Óleos Essenciais: Benefícios para Saúde no Inverno

Você sabia que os óleos essenciais podem ser nossos grandes aliados nas épocas mais frias do ano? 

Não é novidade para ninguém que o inverno está chegando e, com ele, muitas doenças respiratórias começam a reaparecer.

Afinal, o tempo seco e as amenas temperaturas podem proporcionar algumas baixas no sistema imunológico, acarretando em resfriados, alergias, tosses, espirros, nariz entupido, garganta inflamada, sinusite, rinite e outras “ites”…

Logo, muita gente acaba gastando com medicações para resolver esses problemas que podem ser sanados de forma totalmente natural. 

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

É claro que existem algumas doenças que precisam do acompanhamento de um médico para serem solucionadas. No entanto, alguns casos mais simples, como corizas e rinites, podem melhorar apenas com o uso de óleos essenciais. Ou, ainda, podem ser utilizados como recursos complementares aos remédios.

Por isso, separamos, neste conteúdo, alguns óleos essenciais que podem trazer muitos benefícios para a sua saúde no inverno! Confira quais são eles e comece agora mesmo a se proteger melhor nessa época do ano.

Veja também
Creme Caseiro para o Rosto: 2 Receitas Fáceis de Fazer
Sérum Hidratante Caseiro: 4 Receitas para Diferentes Tipos de Peles

5 Óleos essenciais para utilizar no inverno

1. Copaíba

A copaíba é uma árvore típica da Amazônia. O seu óleo essencial combate inflamações, infecções causadas por bactérias e, ainda, atua como expectorante. 

Nesse sentido, ele pode ser utilizado através de: inalações, para aliviar a tosse, estimular a secreção de muco e aliviar a dor de cabeça; massagens no peito e nas costas, devendo ser diluído, para ajudar no tratamento de pneumonias; e massagens nos seios da face, também diluído, para aliviar os sintomas da sinusite. 

2. Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antibacterianas, antifúngicas e descongestionantes, o que contribui para que ele seja muito eficaz no combate aos sintomas de resfriados, gripes, sinusites e rinites.  

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Nesse sentido, ele ajuda a descongestionar o nariz, acalmar a tosse, aliviar dores de cabeça, estimular a secreção do muco e melhorar a respiração. Seu uso pode ocorrer através de inalações, banhos ou massagens no peito e nas costas, devendo estar diluído em óleo ou creme nesse último caso.

3. Hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta é expectorante e antibacteriano. Por isso ele ajuda a desobstruir as vias aéreas, aliviar a dor de garganta e a combater a fadiga e o cansaço causados pelas doenças respiratórias através da inalação ou por difusão no ambiente. 

4. Limão siciliano

O óleo de limão siciliano é retirado da casca da fruta. Possui propriedades antimicrobianas, antibacterianas, antioxidantes, descongestionantes e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Desse modo, ele pode ser usado através de difusores, em inalações, por meio de banhos e de massagens, quando diluído. 

De modo prático, ele ajuda a prevenir gripes e resfriados, descongestiona, combate a fadiga e a indisposição e estimula a excreção do muco. 

5. Melaleuca

O óleo de melaleuca pode ser utilizado tanto para prevenir como para aliviar os sintomas das doenças respiratórias. Isso porque ele possui propriedade anti-inflamatória e elimina bactérias, vírus e fungos. 

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Nesse sentido, ele ajuda a aliviar a tosse, congestão nasal, dor de cabeça e inflamação de garganta. Para isso, pode ser usado por inalação de vapor, banhos e massagens no peito e nas costas – desde que esteja diluído em outro óleo.

Esperamos que esse conteúdo sobre óleos essenciais possa te ajudar a atravessar o inverno que se aproxima de forma mais tranquila, principalmente se você já tem alguma predisposição para doenças respiratórias. 

Mas lembre-se: essas dicas não substituem o acompanhamento e a assistência médica em casos moderados e graves. 

Se ficou alguma dúvida ou se você tem alguma sugestão de conteúdo para abordarmos aqui, deixe registrado nos comentários abaixo.

Veja também
Para que Serve a Glicerina nos Cosméticos Naturais
Como Fazer Sabão Líquido Caseiro: Receita Fácil e Barata

Comentários

comentários

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais