33 Receitas de Cosmeticos Naturais

Forma de Sabonete: Conheça os Tipos que Você Pode Usar

Se você ama saboaria artesanal, com certeza se interessa por tudo o que está envolvido neste mundo, não? E um assunto que merece toda a atenção nesse meio são os tipos de forma de sabonete que podemos usar na produção.

Quem está começando a produzir sabonetes agora talvez não conheça todos os tipos existentes.

Mas saiba que essa é uma informação fundamental para obter resultados positivos na confecção de seu produto. Existem, por exemplo, formas de madeira, de silicone e de plástico.

E cada uma dá pro seu sabonete uma forma e acabamento diferente.

Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

Por isso neste artigo vamos te mostrar cada tipo de forma de sabonete e te explicar em qual ocasião cada uma delas deve ser utilizada. Bateu aquela curiosidade? Então confira!

Veja também:
22 Kits de Cosméticos Naturais para Presentear
Lembrancinha de Sabonete: 43 Ideias e Receitas para Copiar

4 Tipos de forma para sabonetes naturais

1. Forma de madeira

As formas de madeira, devido ao seu formato mais tradicional, são ideias para fazer sabonetes em barra. E o melhor, você mesma pode produzi-la. Basta ter pedaços de madeira em casa e disposição para criar a sua própria forma. 

Objetos em mdf que não estão sendo utilizados em casa também podem ser aproveitados como formas para sabonete. 

A madeira é um material com capacidade de absorver o que a toca, por isso, antes de colocar sua receita para endurecer, cubra a forma com um plástico ou papel manteiga.

2. Forma de silicone

Já as formas de silicone são ótimas para criar sabonetes personalizados, já que possuem diversos formatos. Elas podem vir na forma de frutas, personagens, flores, letras, entre outros.

Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

Essa variedade é excelente por permitir a produção de sabonetes que podem ser utilizados como lembrancinhas em festas e ocasiões especiais.

Veja alguns tipos de formas de silicone para produzir sabonetes personalizados. 

Existem também formas de silicone mais simples, utilizadas para fazer sabonetes com formatos mais tradicionais, como os em barra.

3. Forma de plástico

As formas de plástico também são utilizadas para a produção artesanal dos sabonetes.

Dentro dessa modalidade de formas existem diversos tipos de materiais plásticos, como o PVC e o acetato simples. Veja só alguns modelos.

Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

Como você pode ver na imagem abaixo, é possível fazer moldes de sabonete utilizando um cano de PVC que você tenha em casa.

4. Caixa de isopor

Embora bem menos utilizadas, as caixas de isopor também podem ser úteis na hora de improvisar uma forma de sabonete. Por essa você não esperava, não é mesmo?

Apenas não se esqueça de revestir a caixinha com filme plástico antes de colocar o sabonete dentro do molde para facilitar sua vida na hora de desenformar.

Viu como existem muitas variedades de forma de sabonete para todos os gostos, bolsos, improvisos e formatos de sabonete?

O que você achou de todas essas ideias? Com certeza agora ficou muito mais fácil e interessante dar os primeiros passos nessa arte, não acha?

Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

E se você quiser saber mais detalhes sobre a saboaria artesanal, confira este artigo. Nele você encontrará todas as dicas para uma produção de qualidade e verá um incrível passo a passo.

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.

Veja também:
Como Fazer Sabonete Medicinal com Óleos Essenciais
33 Modelos de Embalagem para Sabonete Artesanal

Comentários

comentários

33 Receitas de Cosmeticos Naturais