Promoção cosméticos

Cosmetologia Natural: Guia Definitivamente Completo para Iniciantes

Nos últimos anos muitas coisas mudaram no mercado da beleza e dos cuidados pessoais. E a cosmetologia natural nunca foi tão importante e tão presente no nosso dia a dia.

Mas você sabe o que de fato é a cosmetologia natural?

Esse é o termo usado para definir toda produção de cosméticos consciente, que faz uso apenas de matérias primas vegetais pra criar produtos eficientes, que não agridem o corpo nem o meio ambiente.

Além de ser uma alternativa saudável pra quem usa, os cosméticos naturais também geram empregos e podem se tornar uma fonte de renda complementar super lucrativa pra quem ingressa nesse mundo.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

E ao contrário do que você pode pensar, não é preciso fazer um grande investimento de dinheiro, tempo ou ter uma capacitação superior para produzir cosméticos em casa.

Provavelmente você já tem na sua cozinha ingredientes para vários cosméticos incríveis que nunca imaginou que poderia fazer.

Se você se interessa por essa área e quer saber mais sobre a cosmetologia natural, este artigo é pra você.

Aqui você vai aprender mais sobre: o que é a cosmetologia natural; como trabalhar com óleos essenciais e outras propriedades; como iniciar sua produção e como aproveitar oportunidades de negócio neste ramo.

Aproveite!

Veja também:
6 Receitas Rápidas de Hidratante Caseiro para o Rosto
Como Fazer Desodorante Vegano: 5 Receitas Naturais e Eficientes

O que é Cosmetologia Natural?

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Muito mais que uma tendência, a cosmetologia natural é um resgate da nossa cultura. Afinal, nossas avós e bisavós sempre tiveram suas receitas naturais pra cuidar da beleza, não é?

A diferença é que agora temos mais conhecimento sobre os ativos naturais, além de ferramentas e técnicas pra extrair da natureza o melhor que ela pode nos oferecer.

A cosmetologia natural nos permite ter total controle sobre todas as substâncias que colocamos na pele, no cabelo, etc.

cosmetologia natural

Ao contrário dos cosméticos tradicionais, que são cheios de sulfatos, parabenos e outros componentes químicos altamente perigosos, os naturais prezam pelo bem estar em primeiro lugar.

Esse valor do “natural” e “feito à mão” encanta e atrai clientes de todos as faixas etárias. Então, se você já se interessa por esse universo, ainda pode ter um ótimo lucro trabalhando na área.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Mas pra isso é preciso conhecer os materiais e técnicas básicas. Vamos lá?

O que são os Óleos Essenciais?

Na cosmetologia natural, os óleos essenciais (OE) são as matérias mais ricas e talvez as mais importantes de todas.

Muitas pessoas costumam confundir os OE com essências, mas são completamente diferentes.

As essências são compostos químicos sintéticos, produzidos para exclusivamente imitar o aroma das plantas e flores.

Já os óleos são 100% puros, resultados do processo de prensagem e/ou maceração de flores, cascas, folhas e frutos.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Um vidrinho de óleo essencial contém toneladas da sua matéria prima. Pra você entender melhor, cada gota de OE representa 24 xícaras de chá da planta ou flor usada.

Por isso eles são atuam de forma tão potente nas receitas. E o melhor de tudo é que fazem uma enorme diferença no tratamento da pele sem agredi-la.

óleos essenciais cosméticos

Proporções e combinações

Mas ser uma matéria natural não faz com que você possa adicionar quanto OE quiser em cada receita.

Justamente por ser muito concentrado, é preciso entender quantas gotas incluir no cosmético para obter o melhor resultado possível.

O mesmo vale para as combinações. Cada óleo têm uma propriedade única (adstringente, emoliente, secativo, etc) e você deve fazer combinações equilibradas entre eles.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Além disso, alguns OE são fotossensíveis, ou seja, em contato com a luz do sol podem causar manchas. Portanto, em quantidades ou combinações erradas você pode causar problemas para seus clientes.

Antes de começar a trabalhar com cosméticos naturais, você precisa estudar mais sobre os óleos essenciais para evitar qualquer problema.

Quer saber mais sobre os Óleos Essenciais?
Baixe nosso Ebook completo e aprenda tudo que você precisa saber pra começar da forma correta e segura.

Outros ativos naturais que você precisa conhecer

Os óleos essenciais são responsáveis por tratar a pele intensamente, mas pra isso precisam de veículos carreadores.

Aqui entram outras propriedades naturais: manteigas, argilas e óleos vegetais. Eles também são 100% naturais e além de conduzir as propriedades dos OE, também hidratam nutrem, esfoliam a pele.

Argilas

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

As propriedades da argila variam conforme sua composição. Em geral, elas são ativadoras da microcirculação periférica da pele. São potentes como absorventes, antioxidantes, calmantes, e cicatrizantes, entre outros benefícios incríveis.

Elas podem ser usadas em qualquer tipo de pele, inclusive diretamente aplicadas sob o rosto em forma de máscara.

Além de conferir propriedades ao sabonete ou creme natural, a argila pode agir também como um ativo esfoliante que remove as células mortas gentilmente sem machucar a pele.

Óleos e manteigas vegetais

Os óleos e manteigas vegetais são gorduras extraídas de plantas, sementes, grãos, nozes, castanhas, frutos e raízes. Eles possuem proteínas, vitaminas e sais minerais que auxiliam na hidratação, e também atuam como poderosos antioxidantes.

Além dessa função nutritiva, os óleos vegetais também são usados como carreadores, que funcionam como “veículos” para os óleos essenciais em nosso corpo.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Como podem ser encontrados em diferentes texturas e com funções distintas, os óleos devem ser incluídos na receita de acordo com as propriedades propostas para o sabonete ou creme.

Existem óleos mais pesados e grossos, outros mais finos que são absorvidos com mais facilidade pela pele.

É muito importante saber qual óleo usar para cada tipo de pele. Se quiser saber como identificar essas característica, é só baixar nosso ebook completo clicando aqui.

cosméticos naturais como fazer

Quais são os melhores cosméticos para fazer?

Independente do seu propósito com os cosméticos, seja por hobby ou profissionalmente, é interessante saber quais são os melhores produtos para começar a produção.

Na internet você encontra centenas de receitas e tipos de cosméticos diferentes. Mas nem todas são confiáveis e muitas delas são tão trabalhosas e inacessíveis que não valem a pena seguir.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Pra começar, o ideal é seguir fórmulas simples, que usem poucos ingredientes, mas que sejam realmente ricas para a pele.

Afinal, essa é a essência do universo da cosmetologia natural.

sabonete natural receita

Sabonetes naturais

Um sabonete natural é feito com uma base de glicerina vegetal, e à ela você pode adicionar propriedades de acordo com as demandas dos seus clientes: para peles oleosas, para peles maduras, peles secas, etc. 

Cremes faciais

Com diferentes combinações de óleos e manteigas, você vai conseguir atender todos os tipos de peles. Isso é muito importante para quem quer ganhar dinheiro com cosméticos naturais. 

Desodorantes veganos

Por que usar um produto industrial nocivo ao seu corpo se você pode optar por uma versão natural que além de cumprir sua função, também hidrata e nutre a pele?

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Os desodorantes são eficazes e bem fáceis de fazer. Algumas receitas levam apenas 4 ingredientes, são perfeitas para ter lucro rapidamente.

Shampoos naturais

Alternativas saudáveis para tratar os cabelos vêm crescendo muito nos últimos anos. Os consumidores estão percebendo que não é preciso muitos componentes pra manter a saúde dos fios. Isso é incrível se você quer vender bastante.

Com uma base padrão você pode criar inúmeras linhas capilares para diferentes texturas de cabelos. Variando os ingredientes que enriquecem a receita dá pra atender cabelos oleosos, secos, etc.

Veja mais receitas altamente lucrativas na página 16 do
Ebook de Cosméticos Naturais.

Divulgando e vendendo cosméticos naturais

A maior preocupação de quem está começando neste ramo é sempre a mesma: será que vou conseguir vender?

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Para essa questão, é importante ter em mente dois fato: o mercado existe e é muito lucrativo; o interesse do público por alternativas naturais e saudáveis cresce cada dia mais.

A previsão é de que o setor de cosméticos orgânicos e naturais dobre nos próximos 7 anos.

Isso porque os consumidores estão cada vez mais atentos ao que consomem e tendem a rejeitar grandes marcas não sustentáveis. Por isso trabalhar com sabonetes e cosméticos naturais é uma excelente opção de negócio.

O público alvo é fiel e investe em produtos de qualidade, que são dificilmente encontrados no mercado tradicional. 

Canais de venda

Pra ter bons resultados é preciso planejar muito bem cada etapa do que envolve o seu negócio. E a venda é a mais importante delas.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Além do seu círculo pessoal de amigos, familiares e colegas, pra onde mais você planeja expandir seu alcance?

Pra te ajudar, leia o capítulo 4 do Ebook “6 Passos para Ter Renda Sem Sair de Casa Através dos Cosméticos Naturais“.

cosmetologia natural ebook

Nele você vai ver quais são os melhores pontos de venda e também vai entender mais sobre a divulgação dos seus produtos nas redes sociais.

Esse conhecimento é fundamental para ter sucesso com as cosmetologia natural. Afinal, não adianta ter produtos incríveis se ninguém vai ter a a oportunidade de conhecê-los.

curso cosméticos naturais cosmetologia

Agora você já sabe o básico sobre cosmetologia natural. Como você pôde ver, esta área pode ser uma fonte de renda segura, além de um hobby prazeroso e relaxante.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Se quiser ler com mais tempo tudo que envolver o mundo dos cosméticos naturais, baixe nosso ebook gratuitamente clicando aqui.

Mas se você já decidiu que quer mesmo começar a produzir, que tal conhecer o curso online Cosméticos Naturais Lucrativos?

Este curso é uma enciclopédia pra quer quer começar de forma segura, produzindo uma linha lucrativa e de qualidade.



Além de receitas em vídeo super detalhadas, a professora Gessica Ariana – que trabalha na área há 11 anos – compartilha suas estratégias de vendas pra conseguir viver exclusivamente de cosméticos naturais.

Quer saber mais? Clique aqui e veja as informações sobre o curso. Te garanto que você vai gostar.

Veja também:
9 Tipos de Argila e Seus Benefícios Para a Pele
Sérum Hidratante Caseiro: 4 Receitas para Diferentes Tipos de Peles

Comentários

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

comentários

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais