Como Fazer Sabonete Medicinal com Óleos Essenciais

A base de glicerina – componente umectante e emoliente – e de óleos essenciais, os sabonetes artesanais medicinais, ao contrário dos industrializados, podem trazer muitos benefícios à saúde da pele.

Para isso, você pode utilizar, na produção do seu sabonete, extratos glicólicos que sejam compostos por matérias primas naturais que apresentem a propriedade que você deseja. Mas você já sabe como fazer sabonete artesanal? E sabe quais os ingredientes devem ser utilizados para alcançar os mais diversos efeitos na sua pele?

Curso de Saboaria

É sobre isso que vamos falar hoje! Vamos te ensinar a fazer sabonete medicinal com os benefícios que você deseja ter. Confira!

Veja também:
Sabonete de Carvão: 2 Receitas Simples Para Pele Oleosa
Como Combinar Aromas e Essências para Sabonetes Artesanais

Extrato glicólico: Aprenda como usar

engenhariadasessencias

Antes de mais nada, é preciso que você saiba o que é o extrato glicólico, afinal, ele é um dos componentes utilizados para atribuir benefícios ao sabonete.

O extrato glicólico é natural, obtido por meio da infusão de ervas, plantas, frutas, flores, entre outras matérias primas naturais, em um solvente hidro glicólico. É utilizado em cosméticos naturais para se obter fins fitoterápicos. 

Cada extrato glicólico tem funções diferentes, que variam conforme a matéria prima utilizada. Eles podem ser emolientes, hidratantes, adstringentes, anti-inflamatórios, cicatrizantes, entre outros.

Você pode tanto comprá-lo pronto como produzir o seu próprio extrato glicólico em casa. Aprenda a fazer um no tutorial abaixo. 

Passo a passo: MARCOS KIM

A dosagem recomendada para o uso de extrato glicólico em seu sabonete medicinal é de 1% a 10%. Se for utilizar apenas um extrato, você pode colocar até 10% dele, ou seja, até 10 ml para cada 100 ml.

Caso for colocar dois extratos diferentes, use 5% para cada um. Se forem três extratos, utilize 3% de cada. O total nunca deve ultrapassar 10%.

Curso de Saboaria

Quais óleos e extratos glicólicos escolher?

mundoestetica

Além dos extratos, os óleos essenciais, que possuem propriedades aromáticas, são, geralmente, utilizados na produção dos sabonetes artesanais. Tanto eles quanto os extratos glicólicos, por serem feitos a base de matérias primas naturais, possuem propriedades medicinais. 

Você deverá selecioná-los de acordo com a finalidade que quer obter em seu sabonete (adstringir, cicatrizar, hidratar, entre outros). Para te ajudar na escolha, fizemos uma lista com as propriedades de algumas substâncias naturais, que podem estar presentes tanto nos óleos como nos extratos. Veja só!

  • Abacate: Atua como hidratante para peles secas.
  • Alecrim: Melhora a circulação; combate a retenção de líquido, a má circulação, a flacidez e a celulite; tonifica os tecidos; possui ação adstringente.
  • Aroeira: Cicatriza e possui ações anti-inflamatórias e adstringentes.
  • Babosa: Atua como hidratante.
  • Barbatimão: Possui propriedades cicatrizantes.
  • Bergamota: Combate a retenção de líquido, a celulite e a acne; atua como antisséptico, cicatrizante e anti-inflamatório; protege a pele contra rachaduras e fissuras.
  • Camomila: Age como antisséptico, adstringente, emoliente, cicatrizante, bactericida; estimula o sistema linfático; protege a pele seca.
  • Cedro: Atua no combate às rugas, acnes e celulites.
  • Chá verde: Contém propriedades estimulantes, relaxantes, adstringentes, antioxidantes, antibacterianas; atua no tratamento de gordura localizada, de celulite e de drenagem linfática; atua na limpeza de pele.
  • Cipreste: Age na circulação, na flacidez e contra a oleosidade e a celulite; é tonificante e adstringente.
  • Citronela: É antisséptico, germicida, fungicida, umectante cutâneo e anti-inflamatório.
  • Copaíba: Age contra a acne, oleosidade e manchas; é cicatrizante.
  • Eucalipto: Combate a oleosidade.
  • Gerânio: Atua no combate às rugas; é clareador, sendo aliado nos tratamentos de manchas, e bactericida; estimula o sistema linfático.
  • Grapefruit: Tem propriedades que atuam contra a retenção de líquido, a gordura localizada e a celulite.
  • Juá: É hidratante; age contra manchas, acnes, rugas e coceiras.
  • Laranja: Além de ser tônico, é recomendado para o combate a manchas e gordura localizada; estimula o sistema linfático.
  • Lavanda: Cicatrizante, antialérgico e relaxante.
  • Lemongrass: Atua como tônico circulatório e desintoxicante; recomendado para o combate à gordura localizada e à oleosidade da pele; estimula o metabolismo.
  • Limão siciliano: Recomendado para o tratamento de acne, manchas e celulite; aumenta a circulação; é tônico.
  • Palmarosa: Atua no combate às rugas e no ressecamento da pele, sendo um ótimo hidratante; regenera os tecidos danificados.
  • Pepino: Tem ação hidratante, amaciante, antisséptica, refrescante, emoliente, clareadora de manchas e adstringente.
  • Própolis: É bactericida, anti-inflamatório e antiacnéico.
  • Sândalo: Ideal para peles secas e com acne.
  • Tea Tree: Analgésico, antisséptico, cicatrizante e fungicida.

Quando utilizar extrato glicólico e óleo essencial em uma mesma receita, mantenha o máximo de 10% do extrato e 4% de óleo.

Como fazer sabonete medicinal: Passo a passo

tudoela

Agora que você já sabe onde encontrar as propriedades que deseja nas mais diversas plantas, é hora de decidir qual será o benefício do seu sabonete e colocar a mão na massa.

Passo a passo: Jacqueline Apolinario Alquimista

Se você quiser fazer um sabonete esfoliante, pode utilizar em sua receita sementes (maracujá, linhaça, buriti, camomila, entre outras), linhaça ou aveia em flocos finos. Dependerá da finalidade do uso, pois existem matérias mais suaves e outras que causam efeito mais abrasivo.

como fazer o cheiro do sabonete durar mais

Agora que você já sabe como fazer sabonete medicinal, pode começar a ganhar uma boa grana extra com esse cosmético terapêutico. Está esperando o que para começar?

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.

Veja também:
3 Dicas de Tônico Facial Caseiro – Receitas Fáceis de Fazer
5 Máscaras Faciais Caseiras: Receitas Simples e Naturais





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários

Curso de Saboaria