Como Fazer Sabonete com Glitter – Barra de Sereia com Degradê

Quem é que nunca se rendeu ao lado lúdico das histórias e dos desenhos infantis? Os seres fantásticos a tempos fazem parte do imaginário de adultos e crianças. Que tal levar essa magia para a arte da saboaria? Se você aceita esse desafio, continue com a gente e aprenda como fazer um sabonete com glitter que tem tudo a ver com o fundo do mar, e claro, com o universo mágico das sereias.

Veja também:

Curso de Saboaria

Como Fazer Sabonete Gicerinado – Barra com Peixinho

Como Fazer Sabonete de Glicerina – Receita Básica

Receita de Sabonete com Glitter – Barra Sereia

Materiais necessários

  • 1 kg de base glicerinada transparente
  • 30 a 40 ml de essência (sugestão: 50 % aloe vera e 50 % algas marinhas)
  • Corante cosmético azul turquesa
  • 50 a 100 ml de lauril (ajuste a quantidade de acordo com a espumação desejada)
  • 100 ml de extrato glicólico de algas (opcional)
  • Glitter cosmético furta-cor à gosto

Passo a passo

Derreta a glicerina

1. O primeiro passo é derreter a glicerina. Corte a base em cubos, coloque os pedacinhos dentro de uma panela esmaltada e leve para derreter em um fogão elétrico. Derreta em temperatura baixa e não deixe ferver.

2. Quando a base glicerinada estiver líquida, tampe a panela (pode ser com um pano) e deixe a base descansar por cerca de 3 a 5 minutos. Esse é o tempo necessário para baixar qualquer espuma que possa ter se formado.

Coloque as propriedades

3. Acione a essência, o lauril e o extrato de algas (esse extrato é emoliente, cicatrizante, suavizante e hidratante). Misture.

4. Em seguida, incorpore o glitter e mexa novamente – ajuste a quantidade de acordo com a intensidade de brilho desejada. Reserve.

Monte as camadas

Para obter um bonito efeito degradê, é recomendado fazer de 3 a 5 camadas, uma neutra e as demais com quantidades diferentes do mesmo corante, porém em proporções diferentes. Veja como fazer!

Primeira camada

5. Numa forma funda, que pode ser quadrada ou retangular, despeje um pouco da mistura sem o corante. Fore mais ou menos um dedo da sua forma.

6. Leve a forma ao congelador por alguns minutinhos para solidificar a base. Quando o sabonete estiver firme ao toque, significa que você já pode retirar a forma do congelador e partir para a próxima fase.

Segunda camada

7. Adicione umas duas gotinhas de corante à mistura que ficou na panela (apenas o suficiente para dar ao sabonete uma leve coloração azulada). Mexa em seguida.

Curso de Saboaria

8. Despeje mais um pouco da mistura dentro da forma, criando uma segunda camada. Feito isso, deixe endurecer (essa etapa é muito importante pois evita que as partes se misturem).

Terceira camada

9. Quando a segunda camada estiver firme ao toque, adicione mais algumas gotas de corante ao sabonete que está na panela (o objetivo é deixar a cor cada vez mais escura, mas sem exagero). Caso a base já esteja endurecida, basta derretê-la novamente, não tem problema.

10. Despeje mais um pouco da base dentro da forma, criando a terceira camada. Deixe secar.

A essa altura você já tem um degradê super lindo para o seu sabonete de sereia. Você pode parar por aí ou continuar esse processo. Quanto mais camadas, mais alto ficará o seu sabonete.

Desenforme e corte as barras

11. Com o sabonete pronto e seco, desenforme e corte-o na vertical. Tente deixar as barras com mais ou menos o mesmo tamanho. Eles vão ficar como na foto abaixo.

sabonete com glitter finalizado - barra sereia

Viu só como fica lindo esse sabonete com glitter inspirado nas sereias? O cheiro também é fantástico, vale a pena testar!

Dicas Para Fazer um Sabonete Perfeito

Para acertar na técnica e ter bons resultados, confira abaixo algumas dicas!

  • Coloque pouco corante por vez para não exagerar na cor. Assim a divisão das camadas ficará menos aparente e o degradê ficará ainda mais bonito.
  • Sempre que necessário, derreta novamente a base que ficou na panela. Isso não estraga o sabonete, o que estraga é deixar que a base ferva.
  • Use apenas glitter cosmético em suas preparações, nunca o escolar. Esse produto é vendido em lojas especializadas em produtos para saboaria.
  • Caso o glitter utilizado seja grosso, é natural que ela desça enquanto o sabonete seca. Para evitar que isso aconteça, mexa um pouco a base até que ela comece a esfriar e engrossar, e só então transfira a mistura para a forma. Com a base mais espessa há mais chances do glitter não afundar.

Você pode usar essa receita de sabonete com glitter como ponto de partida para criar uma linha completa no tema sereia ou fundo do mar. Para isso, basta desenvolver outros produtos, como sais de banho e sabonete líquido, usando as mesmas cores e essências do sabonete em barra.

Gostou? Então comente e compartilhe!

Curso de Saboaria

Imagens: soapqueen

Veja também:

Como Fazer Sabonete Líquido: 3 Receitas que Você Precisa Ver

Como Fazer Sabonete de Mel Passo a Passo





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários