7 Dicas Para Escolher a Base Glicerinada Perfeita – Confira Para Nunca Mais Errar

A base glicerinada, seja ela branca ou transparente, é a matéria-prima mais utilizada na produção de sabonetes artesanais. Na hora de comprar esse importante ingrediente é comum surgirem várias dúvidas. Afinal, existem inúmeras marcas, com diferentes formulações, aspectos e preços.

Se você está começando nessa atividade agora, ou não se adaptou às bases usadas anteriormente, não se preocupe. Preparamos ótimas dicas que vão te ajudar a fazer a melhor escolha. Confira todas e garanta sabonetes de ótima qualidade, bonitos e lucrativos!

Curso de Saboaria

Veja também:

Como Fazer Sabonete – Guia Absolutamente Completo para Começar

Como Fazer Sabonete de Ervas – Passo a Passo

1. Veja se a base é certificada

O que muita gente não sabe é que os sabonetes artesanais dispensam qualquer tipo de registro para serem produzidos e vendidos. Mas isso não significa que você possa usar qualquer tipo de matéria-prima nas formulações.

Para que você tenha um produto final de qualidade, trabalhe apenas com ingredientes que possuem registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essa regra também vale para corantes, extratos e essências.

2. Confira o rótulo e a embalagem

Compre apenas matérias-primas lacradas e com rótulo em bom estado. É nele estão descritas informações importantes sobre o produto que você está comprando, como data de fabricação, validade, composição e número de registro na ANVISA.

Para estar adequada ao uso, a embalagem da base deve estar em boas condições e o rótulo não pode conter rasuras (como informações riscadas manualmente ou escritas à caneta).

Veja também se o papel possui manchas. Caso tenha, evite a compra, pois esse é um sinal de umidade, que, em excesso, pode deixar seu o sabonete amolecido.

3. Observe a aparência da base

Fonte: soaplabmalaysia

Em geral, as bases glicerinadas vendidas no mercado devem ter um aspecto homogêneo – ou seja, não podem ter grumos visíveis ou diferenças na tonalidade. Caso note esses problemas, avalie a possibilidade de comprar a base de outro lote ou marca – assim a aparência dos seus sabonetes não será prejudicada.

4. Verifique o cheiro

É comum que a base tenha um leve odor de álcool e o próprio cheiro da glicerina – que é bem agradável. Mas, caso você perceba um cheiro muito forte, ou que faça você desconfiar da pureza ou da composição da base, talvez a solução seja partir para outra marca que não apresente essa característica.

5. Prefira bases hipoalergênicas

Fonte: Pixabay

Usar apenas bases hipoalergênicas (ou seja, com menores chances de causar alergias), é uma das melhores escolhas que você pode fazer. Com esse tipo de base você pode fazer sabonetes indicados até para as peles mais sensíveis, como das crianças, por exemplo.

Curso de Saboaria

6. Compre em lojas especializadas

Fonte: Pixabay

É mais indicado comprar a base e outros materiais em lojas que são referência no mercado, principalmente se você estiver começando. Geralmente esses locais possuem maior variedade em produtos e ferramentas, além de uma equipe mais preparada para tirar suas dúvidas.

7. Enxergue além do preço

sabonete de base glicerinada
Fonte: Pixabay

Nem sempre a base mais barata trará mais lucro para o seu negócio. E nem sempre a base mais cara será a melhor. Por isso, na hora de comprar esse produto, não foque apenas no preço, mas sim no custo- benefício.

Como avaliar a qualidade da base glicerinada

A qualidade da base glicerinada pode ser avaliada de várias formas. Leve em conta algumas das dicas listadas acima, com presença de rótulo e odor e aparência agradáveis, além do aspecto final do sabonete.

Se o sabonete ficar macio, não trincar e ficar com boa aparência, significa que essa é uma base que vale a pena ser usada mais vezes. Mas, se o sabonete apresenta problemas mesmo com o derretimento correto da base, considere trocar de marca.

Hora de colocar as dicas em prática!

Listamos algumas coisas que você pode observar ao escolher a base glicerinada para sabonetes. Quando derretida e manipulada da forma correta, te dá a garantia de um sabonete perfeito. E se você não acertar de primeira, nada de desanimar, ok ?

E não se esqueça: sempre que surgirem dúvidas ou problemas com a matéria-prima, consulte o rótulo e entre em contato com o fabricante ou vendedor imediatamente.

Gostou das dicas? Que tal começar sua produção agora mesmo? CLIQUE AQUI e tenha toda a ajuda que você tanto precisa.

Capa: naturallivingideas

Veja também:

Como Fazer Sabonete Antibacteriano – Passo a Passo Simples

Como Fazer Sabonete de Glicerina – Receita Básica





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários

Curso de Saboaria