Aprenda a Fazer um Sabonete Neutro – Receita Simples e Rápida

Vários são os benefícios do sabonete artesanal se comparado aos produtos que encontramos no mercado. Além de evitar o uso de qualquer ingrediente que possa ser tóxico para a saúde ou fabricado usando métodos e substâncias questionáveis, os produtos artesanais não agridem o meio ambiente e saem muito mais em conta que os industrializados. Que tal aproveitar estas dicas e fazer o seu próprio sabonete neutro de forma simples e barata?

O sabonete neutro é especialmente indicado para pessoas de pele sensível por possuir o pH próximo ao da pele, o que faz com que o sabonete não provoque reações adversas e limpa sem remover a camada natural de proteção. Ele ainda remove as impurezas do corpo de forma equilibrada, sem ressecar ou estimular a oleosidade. Para começar a produção do seu sabonete neutro agora mesmo, é só continuar lendo este post!

Curso de Saboaria

Veja também:

Aprenda Como Fazer Sabonete Para o Rosto

Aprenda Como Fazer Óleo Essencial para Sabonete Artesanal

Receita de sabonete neutro caseiro

Materiais necessários:

  • 1kg de base glicerinada para sabonete (branca ou transparente)
  • 30 ml de extrato glicólico de erva doce
  • Uma colher de chá de óleo essencial de hortelã
  • 30 ml de óleo essencial de sua preferência
  • Corante cosmético (opcional)

Passo a passo

1. Corte e derreta a glicerina

Corte toda a glicerina em cubos pequenos e leve ao fogo para derreter. Tome muito cuidado para não deixar a glicerina ferver, pois isso pode estragar o resultado final do sabonete.

Para fazer o sabonete artesanal, a glicerina deve estar com temperatura entre 45° e 50°C (se possível, use um termômetro para se certificar de que a base está na temperatura certa).

receita de sabonete

2. Acrescente as propriedades

Após derreter a base, desligue o fogo e acrescente o extrato glicólico e os óleos essenciais e mexa bem.

Dica: se quiser, você pode adicionar sementes esfoliantes ou corante à sua receita.

3. Coloque a mistura numa fôrma

Despeje todo o conteúdo numa fôrma de silicone ou acetato. Você pode usar uma forma simples ou com desenhos e formatos variados, fica lindo também! Reserve até que o sabonete esfrie e endureça, por cerca de 6 horas.

como fazer sabonete neutro

4. Tire o sabonete da fôrma

Corte a grande barra de sabonete em quadradinhos do tamanho que preferir e desenforme. Apare as rebarbas para um melhor acabamento e está pronto o seu sabonete neutro artesanal!

Curso de Saboaria

Sabonete neutro

Como guardar o seu sabonete artesanal

O sabonete neutro artesanal está pronto para uso logo depois de desenformado, e pode ser usado no banho ou na pia do banheiro por qualquer pessoa, incluindo crianças. Para guardar o sabonete sem que ele perca suas propriedades e seu perfume, envolva a barra em papel filme e guarde numa caixinha em temperatura ambiente. O sabonete pode ser guardado por até seis meses depois da data de fabricação.

Esta receita de sabonete neutro é bem fácil, rápida e barata de se fazer. Além de usá-lo para seu próprio uso, o sabonete pode ser um ótimo presente para aquele parente ou amigo que tem pelo sensível. É só guardar o sabonete enrolado em folha de seda numa caixinha personalizada e pronto!

Aproveite e deixa pra gente nos comentários o que achou desta receita!

Imagens: Lovely Greens | Pinterest

Veja também:

3 Receitas de Sabão Caseiro Incrivelmente Fáceis de Fazer

Sabonete de Enxofre para Espinhas – Aprenda Como Fazer





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários