Aprenda Como Fazer Sabonete Para o Rosto

Você já reparou o quanto a pele do seu rosto sofre com as mudanças do clima, com a má alimentação ou com a exposição ao sol? Mas o que muita gente não sabe é que alguns cuidados básicos podem fazer toda a diferença na aparência e na saúde da sua pele. E um bom sabonete para o rosto, por exemplo, já é uma ótima forma de começar.

Como a pele do rosto é muito mais sensível que a do corpo, e ainda fica muito exposta ao sol e à poluição, ela tende a apresentar sinais de irritação, oleosidade e sensibilidade com mais facilidade. O grande problema é que os sabonetes industrializados só contribuem para todos os esses sinais.

Curso de Saboaria

Por isso, trouxemos uma receita de sabonete para o rosto que você pode fazer em casa e que serve para qualquer tipo de pele. Anote os ingredientes e coloque a mão na massa!

Veja também:

Como Fazer Sabonete Líquido – Dicas + Passo a Passo

Como Fazer Sabonete – Guia Absolutamente Completo para Começar

Receita de sabonete para o rosto para fazer em casa

receita de sabonete para o rosto
Fonte: lorealparisusa

Por que o sabonete do rosto deve ser diferente do corpo?

O sabonete específico para o rosto deve sim ser diferente do sabonete que você usa no banho para o corpo. Isso porque a pele do rosto é muito mais sensível e exige cuidados mais específicos também.

Como o rosto é a parte do corpo mais exposta ao sol e a poluição, a pele tende a sofrer com a oleosidade, cravos, e ressecamento. Por isso é tão importante escolher um sabonete para o rosto que trate diretamente o seu tipo de pele, sem remover excessivamente a oleosidade, como os sabonetes industrializados fazem.

Muitas vezes vemos as pessoas investindo fortunas em tratamentos estéticos, quando poderiam simplesmente mudar a forma que limpam o rosto e já faria uma diferença incrível.

Os tipos de pele são divididos da seguinte forma:

Pele seca

Aspecto áspero e com poros abertos, costuma descascar com facilidade e pode ter inflamações, se não tratada.

Quem tem esse tipo de pele deve investir num sabonete à base de hidratantes, como manteiga de karité, amêndoas, óleo de coco, etc. Assim, o sabonete vai limpar o rosto sem remover toda a oleosidade repondo à hidratação que a pele precisa.

Pele oleosa

Aspecto brilhoso com possível presença de espinhas e cravos.

Curso de Saboaria

Esse é o tipo de pele mais comum no Brasil por causa da temperatura tropical do país. O sabonete para pele oleosa deve ter função adstringente, que remova o excesso de óleo produzido pela pele. Os sabonetes de enxofre e aroeira também são muito comuns para tratar a acne e a oleosidade.

Confira 3 receitas para pele oleosas com produtos naturais.

Pele mista

Um rosto de pele mista é seco na região das bochechas e olhos e oleoso na zona T (testa, nariz e queixo).

Uma forma de igualar as regiões do rosto é usar dois tipos de sabonete, um hidratante para as regiões secas, e um adstringente para a zona T.

Pele normal

A pele normal não apresenta alterações. Costuma ter um aspecto lisinho e macio.

A melhor opção para esse tipo de pele é um sabonete neutro, que não remova demais a oleosidade nem “carregue” a pele com muitos hidratantes.

Receita – Sabonete para o rosto de cenoura e mel

A nossa receita é de sabonete de cenoura e mel, que é excelente para qualquer tipo de pele. A cenoura é rica em antioxidantes e beta-caroteno, que combatem o envelhecimento, hidratam a pele e protegem contra as agressões dos raios UV.

O mel, além de ser um ótimo cicatrizante para as peles com marcas de espinhas, também possui propriedades anti-bacterianas. Esse sabonete vai deixar sua pele acetinada e lisinha com o tempo. Vamos ao passo a passo?

Materiais necessários

  • 150g de base de glicerina transparente ou branca
  • 1 colher de mel
  • 2ml de extrato glicólico de cenoura
  • 1ml de essência de mel
  • Corante amarelo e vermelho (opcional)

Passo a passo

1. Corte a glicerina em cubos para facilitar o derretimento. Depois, leve ao fogo baixo e mexa lentamente até que ela esteja completamente líquida.

Dica: Tome muito cuidado para não deixar a glicerina ferver, porque isso vai fazer seu sabonete transpirar ou ficar quebradiço depois de pronto.

Curso de Saboaria

2. Depois de tirar a receita do fogo, cubra a panela com um pano limpo e deixe descansar por pelo menos 5 minutos. Isso vai fazer com que todas as bolhas de ar saiam. Além disso, a temperatura mais morna é ideal para que a essência e o extrato não evaporem.

3. Adicione o mel e mexa com cuidado.

4. Depois, adicione o extrato de cenoura, a essência e por ultimo o corante, se quiser.

5. Despeje a receita numa fôrma de silicone e deixe secar até endurecer.

Quando estiver com a textura adequada, retire da forma e apare as rebarbas. O sabonete de cenoura e mel à base de glicerina dura até 6 meses.

O sabonete para o rosto de cenoura e mel hidrata na medida certa e protege a pele dos danos causados pelo sol. Ou seja, essa receita é um coringa para qualquer tipo de pele. Mas para que os efeitos sejam notados, você deve lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia. Lembrando sempre de caprichar no protetor solar.

Gostou da receita? Conta pra gente nos comentários qual outro sabonete você quer aprender aqui no blog!

Veja também:

4 Dicas Infalíveis Para o Cheiro do Sabonete Artesanal Durar Mais

5 Erros que Você Comete ao Fazer Sabonetes Artesanais e Não Sabia

Curso de Saboaria




Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários