Blog Saboaria Artesanal Lucrativa

Aprenda a Fazer Sabonetes e Cosméticos Artesanais

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

O que é pH nos Cosméticos Naturais: Como Medir e Ajustar em suas Receitas

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais
O que é pH nos Cosméticos Naturais: Como Medir e Ajustar em suas Receitas

Ao fazer cosméticos naturais, existem vários aspectos que devem ser observados: qualidade do material, ingredientes proibidos, a função que você quer que seu cosmético desempenhe e também o pH. Mas, o que é pH e como ele pode influenciar nos seus produtos?

Para acabar com as dúvidas, preparamos esse guia com as melhores informações sobre o pH, como ele é importante para a pele e como utilizá-lo ao seu favor! Continue a leitura

Veja também
Como Fazer Demaquilante Caseiro: 4 Receitas Simples que Funcionam
Receita de Sabonete de Rosa Mosqueta Hidratante para o Rosto

O que é pH?

A sigla pH significa potencial hidrogeniônico e está relacionada à quantidade de íons H+ e OH- liberados por uma determinada substância em água. Uma substância é ácida se a quantidade de H+ for maior; caso seja maior a de OH-, então a substância é básica ou alcalina

A escala

A escala de pH varia de 0 a 14, sendo o pH neutro, substâncias que apresentam pH igual a 7. Maior que 7 são as básicas e menores, as substâncias ácidas. E essa medição deve ser realizada em solução com água, ou seja, em outro ambiente, você não terá o pH medido corretamente.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Essa escala é importante, pois faixas de pH podem acarretar danos para pele, cabelo ou outras estruturas do corpo humano, como o ressecamento da pele. Por isso, o ideal é que valores abaixo de 5 sejam melhores para a pele no quesito hidratação, mas não pode ser muito baixa! Afinal, o pH da pele é 4,7 e os cosméticos devem estar o mais próximo possível desse número.

Os produtos com pH básico ou alcalino são os mais prejudiciais à pele, deixando-a sensível. Para utilizar o produto e ter o efeito correto, certifique-se de que sua pele esteja limpa, pois isso também pode afetar o pH da sua pele ou da pele dos seus clientes.

Como medir o pH dos produtos?  

Conforme já citado, o pH dos produtos devem ser medidos em solução aquosa, assim você terá certeza que entregará um produto de qualidade. Você pode medir de algumas formas, a primeira é utilizando um pHmetro de bancada.

Neste aparelho, o pH é determinado por medição da diferença de potencial elétrico existente e o de referência ao imergir o eletrodo do aparelho na amostra da solução que deverá ser analisada.

Porém, assim como na pele, o eletrodo do aparelho deve estar limpo e calibrado. Do contrário, pode haver diferença no resultado.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

A segunda forma é mais simples e é feita com as fitas universais de pH ou indicador papel tornassol. O tornassol é uma substância na qual as fitas de papel são mergulhadas e quando secas, podem indicar a variação do pH na substância. Cada número na fita indica uma escala de pH que é descrita na embalagem. E caso o resultado indique que seu cosmético não está de acordo com o necessário, é possível mudar de algumas maneiras.

Modificando a escala de pH nos seus produtos

Caso você precise reduzir o pH do seu cosmético artesanal, você pode utilizar soluções de ácidos orgânicos fracos, como o ácido láctico, ascórbico ou cítrico. Por outro lado, se sua substância precisa ter o pH aumentado, as substâncias utilizadas são as soluções de hidróxido de sódio, alumínio, ou trietanolamina, sendo que o último vem pronto e não precisa de nenhum tipo de preparo, ou seja, de manejo mais simples

Adicione o acidulante ou alcalinizante (agentes corretores de pH) preparados de acordo com as instruções e aos poucos. A cada quantidade, misture bem e verifique o pH até que esse se aproxime do ideal da pele.

Dessa maneira, seus cosméticos poderão ser comercializados e seus clientes, com certeza farão sucesso, afinal quem é que não quer uma pele e cabelos sedosos, macios e bonitos? Gostou de saber o que é pH? Você já sabia da importância dele para os seus produtos? Comente aqui se gostou das dicas e quer mais posts informativos!

Veja também
Óleo Essencial de Melaleuca: Benefícios, Funções e Receitas
Faça Você Mesmo: Lenço Umedecido Caseiro Natural Super Fácil

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
5% Desconto
Nada
Próxima vez
Quase
10% Desconto
Desconto no Curso
Nada
Sem sorte
Quase
20% Desconto
Nada
Azar
Promoção Roda da Sorte Curso Saboaria!
Aproveite essa promoção
Our in-house rules:
  • One game per user
  • Cheaters will be disqualified.