Promoção cosméticos

Cosméticos Naturais, Artesanais e Veganos: Qual é a Diferença entre Eles?

Você provavelmente já deve ter escutado falar sobre os cosméticos naturais, artesanais e veganos, não é mesmo? Mas você sabe qual é a diferença entre os três?

Por serem o oposto dos produtos industrializados, muitas vezes são confundidos como se fossem a mesma coisa. Mas esses cosméticos apresentam muitas diferenças e peculiaridades. 

Por isso elaboramos este guia completo para que você entenda a diferença entre esses três tipos de cosméticos. Confira!

Veja também:
Como Fazer Sabonete Medicinal com Óleos Essenciais
6 Receitas Rápidas de Hidratante Caseiro para o Rosto

O que são cosméticos naturais, artesanais e veganos?

Para quem já trabalha ou pretende trabalhar com a saboaria, é fundamental conhecer esses conceitos e a diferença entre eles por dois motivos principais:

  • saber explicar aos clientes a funcionalidade e a finalidade de cada um;
  • saber qual traz mais benefícios, e assim, decidir em qual investir.
Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Por isso confira agora mesmo a definição de cada um deles!

1. Cosméticos naturais

Os cosméticos naturais, como o próprio nome sugere, não levam nenhuma substância artificial em sua composição. Neles você encontrará óleos essenciais, vegetais, manteigas, ceras e argilas. 

Eles são, sem dúvida, uma alternativa saudável e consciente, tanto em sua produção quanto no consumo.

Além disso, você possivelmente já tem 80% dos materiais em casa para produzi-lo, por isso gastará pouco na aquisição dos demais ingredientes.

Importante: Não confunda óleo essencial com a essência!

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

O óleo essencial é 100% puro, originados do processo de prensagem e/ou maceração de flores, cascas, folhas e frutos. Já a essência se trata de compostos químicos sintéticos que imitam o aroma das plantas e flores.

Saiba mais sobre a cosmetologia natural neste guia completo.

2. Cosméticos artesanais

Os cosméticos artesanais, por sua vez, embora sejam mais fáceis de serem feitos, não levam óleo essencial em sua composição, mas sim essências e corantes artificiais.

Quer saber mais sobre esse tipo de cosmético? Então leia este artigo da Revista Artesanato.

3. Cosméticos veganos

Por fim, os cosméticos veganos são aqueles que não levam nenhum tipo de ingrediente de origem animal.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Por isso alguns materiais como mel, leite e própolis, que são ótimos para a pele, não podem ser utilizados nesses produtos. 

Em sua composição podem ser encontradas argilas, minerais, ervas aromáticas e extratos vegetais.

E além disso, esses cosméticos não são testados em animais.

4. Cosméticos orgânicos

Ainda existe um outro tipo de cosmético: o orgânico. Ele é produzido com insumos da agricultura orgânica, que são cultivados sem uso de pesticidas ou organismos geneticamente modificados. 

Para ser considerado um cosmético orgânico, o produto deve ser constituído por 95% de matérias-primas orgânicas e 5% pode ser composto por água e por outras matérias-primas naturais.

Em qual cosmético investir?

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Em um rápido balanço, todos os cosméticos são bons por fugirem da industrialização, que agride bastante a pele e o organismo. 

Porém, dentre essas opções, é possível escolher uma para produzir shampoos, desodorantes, sabonetes, cremes hidratantes, sais de banho, entre outros itens de beleza, que seria o cosmético natural. 

Ao contrário dos artesanais, ele é totalmente natural e não leva elementos artificiais. Isso é um ponto a favor sob a ótica dos benefícios para a pele. 

Ao contrário dos veganos, ele não tem limitações de materiais que são benéficos para a pele, como o mel, o própolis e o leite. Os cosméticos veganos só são uma boa ideia para quem vive essa filosofia e para quem pretende comercializar para um nicho muito específico.

Por isso em termos de comercialização, essas limitações de produtos de origem animal podem dificultar um pouco as vendas para um grande público.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

E, por fim, ao contrário dos orgânicos, o cosmético natural não tem limitações de matérias-primas de acordo com o tipo de agricultura.

Muitas vezes você não tem um espaço de plantio em casa para desenvolver a sua agricultura orgânica e não conhece ninguém na vizinhança que a tenha. Isso irá comprometer a sua produção se você quiser comercializar em larga escala. 

Então, apesar de todos os tipos de cosméticos que não são industrializados serem bons para a pele, em termos de comercialização é melhor optar pelos cosméticos naturais

Por isso, se você se interessou pelos cosméticos naturais e quer investir nessa área para ter um bom retorno pessoal e financeiro, conheça o curso de Cosméticos Naturais clicando aqui. Será um prazer ter você conosco!

Veja também:
Cosmetologia Natural: Guia Definitivamente Completo para Iniciantes
Como Fazer Desodorante Vegano: 5 Receitas Naturais e Eficientes

Comentários

comentários

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *