Blog Saboaria Artesanal Lucrativa

Aprenda a Fazer Sabonetes e Cosméticos Artesanais

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

13 Melhores Óleos para Umectação dos Cabelos

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais
13 Melhores Óleos para Umectação dos Cabelos

Os óleos para umectação fazem parte de uma rotina saudável para os cabelos. Mas você sabe quais são os melhores óleos para seu tipo de fio? É isso que você vai ver na sequência.

Listamos os 13 melhores óleos que possuem muitos benefícios e que podem ser usados para umectar os seus cabelos e deixá-los mais fortalecidos, sedosos, hidratados e com um excelente crescimento.

Por isso, além de listar quais são esses óleos, vamos falar de suas propriedades, para que você descubra qual é o mais apropriado para o seu tipo de cabelo. Vamos lá?

Veja também:
Guia Completo de Como Fazer Umectação Capilar com Óleos Naturais
10 Óleos Essenciais para Cabelo Perfeitos para Sua Rotina de Cuidados

13 Melhores óleos para umectação dos cabelos e os seus benefícios

1. Abacate

O óleo de abacate é ideal para tratar cabelos muito ressecados, sobretudo aqueles que passaram por algum procedimento químico recentemente.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Isso se deve às suas diversas propriedades calmantes e relaxantes, além da grande quantidade de vitamina E e de aminoácidos que ele tem.

Além de combater o ressecamento, o óleo de abacate hidrata, nutre e dá brilho e maciez aos fios. Ele também protege o cabelo dos agentes externos e pode auxiliar no tratamento contra caspas. 

2. Linhaça

Já o óleo de linhaça, embora seja indicado para todos os tipos de cabelo, é especialmente recomendado para quem está sofrendo com a quebra ou queda dos fios.

Por ser rico em ômega 3 e 6, fibras solúveis, vitaminas e minerais, ele atua intensamente no fortalecimento dos fios, evitando que esses se partam ou caiam da raiz. Além disso, ele ajuda no crescimento, dá brilho e hidrata as madeixas.

Vale dizer que a ceramidas presente nesse óleo consegue formar uma camada protetora nos fios, o que contribui para manter as cutículas bem seladas.

3. Oliva

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Esse é mais um queridinho quando o assunto são os óleos para umectação! Afinal, ele possui propriedades que deixam os cabelos com muito brilho.

Nesse sentido, o óleo de oliva é antioxidante, evitando o envelhecimento da fibra capilar, e tem alta concentração de ômega 9, contribuindo para uma nutrição profunda. Além disso, ele cria uma barreira de proteção nos fios, tornando-os mais fortes e resistentes.

Apesar de todos os tipos de cabelos poderem se beneficiar com ele, especialmente os quimicamente tratados, ele não é indicado para os cabelos muito finos.

4. Amêndoas

As cacheadas e crespas que já usaram o óleo de amêndoas com certeza são apaixonadas por ele! Afinal, a sua umectação é perfeita para a definição dos cachos. Mas, os seus benefícios ainda vão além!

Por ser rico em minerais e vitaminas, como a E e B1, ele contribui para a recuperação dos fios danificados, para a redução do volume e do frizz e ainda evita a formação de pontas duplas.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Além disso, o óleo de amêndoas é um ótimo emoliente, o que o torna um excelente aliado para deixar os cabelos macios e sedosos.

5. Gérmen de trigo

Pouquíssimas pessoas já ouviram falar do óleo de gérmen de trigo, uma vez que ele não é tão comum como os anteriores. No entanto, ele é igualmente benéfico para os cabelos, pois é capaz de revitalizar os fios fragilizados.

Esse óleo possui alta concentração de vitamina E, sais minerais e ácidos graxos e, em razão disso, pode atuar fortalecendo, revitalizando, nutrindo e tonificando a fibra capilar.

Portanto, o óleo de gérmen de trigo é indicado para os cabelos danificados, como os tingidos ou que passaram por tratamentos químicos.

6. Macadâmia

O óleo de macadâmia é muito conhecido pelos benefícios que proporciona à pele. Mas, você sabia que para os cabelos ele também é um grande amigo, principalmente dos cacheados e crespos?

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

É isso mesmo! Esse óleo ajuda a controlar o volume do cabelo, definir os cachos e diminuir o frizz. Tudo o que as mulheres mais desejam, não é?

Além disso, ele hidrata, nutre e protege as madeixas dos agentes externos, como química e sol, graças ao fato de possuir vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos. Sua propriedade emoliente também garante fios mais macios e com brilho.

7. Coco

O bom e velho óleo de coco não poderia faltar nessa lista. Afinal, ele é um dos mais utilizados para fazer a umectação capilar. E isso não é por acaso! Se ele chegou nesse lugar é porque realmente é benéfico para os cabelos.

Esse óleo é rico em ácidos graxos, vitaminas K e E e ferro. Todas essas substâncias ajudam a promover uma nutrição e hidratação profunda e intensa dos fios e um brilho incomparável.

Vale dizer que o óleo de coco é muito acionado por quem sofreu com procedimentos químicos e apresenta um cabelo ressecado e com pontas duplas. Isso, porque ele protege a parte interna da fibra capilar, fechando as cutículas. 

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Para finalizar a lista de benefícios do óleo de coco, saiba que ele repõe os líquidos e lipídios dos fios, ajudando a reter a umidade do cabelo. Ele também é antifúngico e antimicrobiano, o que pode ajudar no combate à caspa.

8. Argan

O óleo de argan é rico em ácidos graxos, o que o torna poderosíssimo na hora de nutrir e hidratar os fios profundamente. Ou seja, quem sofreu com procedimentos químicos, como alisamentos e descoloração, pode se beneficiar muito com ele.

Esse óleo também evita o envelhecimento precoce dos fios e pode ser bem absorvido pelo couro cabeludo, influenciando nos folículos capilares e, consequentemente, no crescimento do cabelo.

9. Girassol

O óleo de girassol, por sua vez, pode ser muito bem aproveitado pelos cabelos quimicamente danificados e pelas crespas e cacheadas, uma vez que ajuda a definir os cachos.

Ele também hidrata, deixa os fios mais fortes e proporciona muito brilho às madeixas, graças aos seus minerais e vitaminas C e E.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

E para quem tem certa resistência de utilizar óleos no cabelo, pois acredita que os fios ficam pesados, pode se despreocupar quando o assunto é o óleo de girassol. Isso, porque ele é bem levinho.

10. Jojoba

Já usou o óleo de jojoba? Não? Então você não sabe o que está perdendo. Composto pelas vitaminas A, B1, B2 e E e ceramidas, ele nutre todo e qualquer tipo de cabelo e é responsável por deixar as madeixas sedosas e macias.

Esse óleo é antioxidante, o que previne o envelhecimento precoce dos fios. Além disso, graças à presença do ácido mirístico, ele protege o couro cabeludo de inflamações, o que o torna um grande aliado no combate às caspas.

Vale dizer que, assim como o óleo de girassol, o de jojoba é super leve. Portanto, você pode usar sem medo!

11. Semente de uva

Você provavelmente já ouviu falar do óleo de semente de uva, não é verdade? Afinal, ele é ótimo para reparar e hidratar as pontas ressecadas.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Mas, além disso, ele também atua no combate à queda, no fortalecimento dos fios, na diminuição da caspa e auxilia no crescimento das madeixas. É claro que ele também deixa os fios com muito mais brilho!

Vale dizer que esse óleo possui em sua composição as vitaminas C e E e beta-caroteno, um componente emoliente e pouco gorduroso. Justamente por não ter tanta gordura, ele é recomendado para os cabelos mistos e oleosos.

12. Semente de maracujá

Outro óleo que cai muito bem nos cabelos oleosos é o de semente de maracujá. Ele é rico em ácidos graxos, principalmente o ômega 6, minerais e vitaminas A e C.

Mas, além dos cabelos oleosos, ele pode ser aproveitado por outros tipos de cabelos, especialmente pelos mais finos.

Além disso, por possuir ação anti-inflamatória, o óleo de semente de maracujá pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo para combater as caspas.

13. Rícino

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Chegamos ao último entre a lista dos nossos melhores óleos para umectação! E é com o óleo de rícino que vamos encerrar.

Esse é um potente aliado no crescimento dos cabelos, graças à sua vitamina E. Por isso mesmo, ele pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo como estimulante.

O óleo de rícino também previne contra a queda e quebra de cabelo e sela as cutículas, deixando os fios muito mais fortes.

Como é um óleo bem denso e concentrado, muitas pessoas diluem-no em outro óleo vegetal na hora de aplicar nos fios, para que esses não fiquem muito pesados.

E então, o que você achou de conhecer os benefícios dos 13 melhores óleos para umectação capilar? Deixe o seu feedback nos comentários abaixo.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

E se você quiser aprender como fazer outros produtos naturais para cuidar de si ou de seus clientes, conheça o Curso de Cosméticos Naturais da Saboaria Artesanal Lucrativa. Depois de conhecê-lo, será um sucesso atrás do outro!

Veja também:
9 Indicações de Óleos Vegetais para Cabelos Oleosos
4 Ingredientes Naturais para Acelerar o Crescimento Capilar

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

2 comentários sobre “13 Melhores Óleos para Umectação dos Cabelos

  1. Bom dia! tudo bem? e qual a indicação de uso, massagear o couro cabeludo ou colocar no shampoo e condicionador? desde já, agradeço.

    Att.,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
5% Desconto
Nada
Próxima vez
Quase
10% Desconto
Desconto no Curso
Nada
Sem sorte
Quase
20% Desconto
Nada
Azar
Promoção Roda da Sorte Curso Saboaria!
Aproveite essa promoção
Our in-house rules:
  • One game per user
  • Cheaters will be disqualified.