6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

9 Indicações de Óleos Vegetais para Cabelos Oleosos

Os óleos vegetais são produtos incríveis para os cabelos. Porém, quem tem pele ou fios oleosos, sempre ficam receosos em utilizá-los e aumentar ainda mais o problema de oleosidade.

Mas por mais que possa parecer controverso, existem óleos vegetais para cabelos oleosos e que podem ser utilizados com segurança.

Leia o post e descubra os benefícios e aprenda como utilizar melhor esse presente da natureza para nossos cabelos!

Veja também
Óleos Vegetais para Cabelos Ressecados: Saiba Como Utilizá-los Corretamente
Óleos Essenciais: Benefícios para Saúde no Inverno

O que os óleos vegetais podem fazer pelos nossos cabelos?

Os óleos vegetais são ricos em vitaminas, lipídios e aminoácidos que ajudam na hidratação, umectação e crescimento dos fios. Além disso, eles estimulam o couro cabeludo, promovendo um crescimento saudável.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Diferente dos óleos essenciais, os vegetais são bem mais densos e têm textura bastante oleosa, o que pode causar dúvida em quem tem o cabelo também oleoso. Eles também não têm cheiro e alguns podem ser diretamente aplicados nos fios (evitando a raiz, em alguns casos).

Quando possui cheiro, não é um óleo vegetal puro e provavelmente há na mistura óleo mineral e fragrâncias, que podem atrapalhar o tratamento capilar. 

Geralmente são utilizados para hidratação e umectação e nos fios limpos.

Já os óleos essenciais devem ser misturados a algum vetor, como cremes ou até mesmo óleos vegetais e devem ser utilizados em menores quantidades. Eles são concentrados, nem sempre a textura é oleosa e podem ser identificados pelo cheiro marcante da planta da qual se origina.

Além de auxiliar na hidratação, os óleos essenciais podem ajudar no combate de dermatite, caspas, seborréia, alopecia e controle de brilho e oleosidade.

Como utilizar óleos vegetais para cabelos? 

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Os mais famosos e que encontramos com facilidade em lojas de cosméticos são o de rícino e o óleo de coco, sem esquecer é claro do azeite que utilizamos muito na cozinha. Eles são ideais para umectação e hidratação. Porém, utilize-os com muito cuidado para não pesar o cabelo.

O de abacate serve para tratar os fios que estão ressecados e danificados; os de macadamia, amêndoas, castanha do Pará ou jojoba, são nutritivos e ótimos para uma mega hidratação.

Mas, se seu cabelo precisa de menos oleosidade, aposte no óleo de semente de uva, combinado com óleos essenciais de hortelã, alecrim ou ylang-ylang.

O óleo de argan é um dos melhores para um tratamento completo para os fios, inclusive para os cabelos oleosos. Ele possui vitaminas A, D, E e funciona como um poderoso hidratante, antioxidante, restaurador e fortalecedor do cabelo e couro cabeludo. 

Fique atenta!

Mas atenção, antes de investir em todos os óleos vegetais para tratar seu cabelo, sempre busque produtos puros, sem aditivos e indicados para seu tipo de cabelo e tratamento. Evite usá-los como protetores térmicos antes de escovar ou chapinha, se precisar, espalhe uma pequena quantia após o procedimento.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Apesar de serem utilizados sozinhos, alguns óleos essenciais podem potencializar o efeito do óleo vegetal. Porém saiba que pode ter alguma contra-indicação. O de Ylang-ylang, que já citamos, não é indicado para pessoas com pressão baixa.

Os óleos de alecrim e hortelã não são indicados para grávidas pois alteram a pressão sanguínea! Ou seja, muito cuidado ao fazer as famosas misturinhas!

Como última dica, se você tem cabelo oleoso, sempre utilize um shampoo antirresíduos para não correr o risco de deixar a oleosidade acumulada no couro cabeludo e nos fios.

Você sabia que é possível utilizar óleos vegetais para cabelos mesmo com fios e couro cabeludo oleosos? Você não precisa deixar de aproveitar o melhor desses produtos por causa do tipo de cabelo, com as nossas dicas, você vai poder tratar dos seus fios ainda melhor!

Veja também
Óleo de Rícino: Tudo que Você Precisa Saber Para Usar Corretamente

O que são os Óleos Essenciais Antibacterianos e Como Usá-los

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

One thought to “9 Indicações de Óleos Vegetais para Cabelos Oleosos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *