Promoção cosméticos
Receita Caseira para Espinha

Receita Caseira para Espinha: 15 Tratamentos Fáceis de Fazer

Quem nunca sofreu com o surgimento de uma terrível espinha ou com as marcas que ela pode deixar na pele? 

Um problema muito presente na adolescência, as espinhas podem acabar acompanhando muitas pessoas na vida adulta, seja com o surgimento de novas acnes ou com as cicatrizes deixadas por elas.

Para quem não quer gastar muito dinheiro com cosméticos para esse fim, uma boa receita caseira para espinha pode ser a solução!

Se você é uma dessas pessoas que quer resolver o problema das espinhas, mas não quer ou não pode investir muito, está no lugar certo. Confira as dicas que preparamos para você!

Veja também
Sabonete de Enxofre para Espinhas – Aprenda Como Fazer
Como Fazer Sabonete de Argila Preta para Pele Madura ou Oleosa

15 Receitas caseiras no tratamento das espinhas

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Separamos várias receitas que podem ser feitas em casa e com matérias-primas bem fáceis de serem encontradas, muitas delas podem estar no seu próprio quintal ou na sua dispensa!

Demais, não é? Acompanhe a seguir as dicas.

1. Óleo de coco

Com propriedades anti-inflamatórias, o óleo de coco pode agir diretamente no processo inflamatório das glândulas que causam a acne.

Ele ainda pode ajudar no tratamento das manchas, já que possui um efeito umectante capaz de acalmar a pele. Além disso, ele também regula os hormônios da testosterona, o que acarreta uma melhora das acnes. 

Você pode, ainda, utilizá-lo na limpeza facial, pois ele elimina as impurezas que atrapalham a respiração da pele. Depois de aplicá-lo ao rosto, enxague bem para não deixar resquícios de oleosidade na sua pele. 

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Uma receita para quem quiser potencializar os efeitos do óleo de coco é acrescentar o bicarbonato de sódio. Ele atua no pH, equilibrando a acidez da pele.

Para isso, misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 2 colheres de óleo de coco para esfoliar a pele. Então, basta aplicar no rosto!

2. Aloe vera

Embora não seja capaz de evitar as ocorrências das espinhas, a famosa babosa pode ser uma ótima aliada no tratamento caseiro para combater as marcas e cicatrizes provenientes dessas inflamações.

O gel que ela produz ajuda na cicatrização e alivia o inchaço e a inflamação. Você pode passá-lo no rosto uma ou duas vezes ao dia. 

3. Óleo de jojoba

Esse óleo vegetal é ideal para hidratar e equilibrar a oleosidade da pele sem obstruir os poros. É uma ótima opção para quem tem a pele mista com espinhas.

4. Cebola e vinagre de maçã

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Uma receitinha básica com cebola e vinagre de maçã pode ser um excelente tratamento para a pele com espinhas.

Enquanto o vinagre de maçã mata as bactérias que podem estar causando as acnes, retira o excesso de oleosidade da pele e pode clarear as manchas, a cebola auxilia no processo com a sua propriedade antibactericida. 

5. Chá verde

O chá verde tem propriedades antioxidantes, adstringente e anti-inflamatórias, o que reduz a quantidade de óleo da pele, a inflamação e o crescimento de bactérias.

Você pode aplicá-lo diretamente ao rosto com um algodão ou ingeri-lo, para que o corpo absorva as propriedades e atue, a longo prazo, na resolução do problema. 

6. Receita caseira para espinha com arroz

Você deve estar achando estranho, não é? Mas é isso mesmo que você leu! O arroz pode ajudar muito ao combate às espinhas, pois possui ação anti-inflamatória, refrescante além de melhorar a circulação sanguínea.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Para aplicá-lo ao rosto, você precisa fazer uma máscara. Confira a receitinha:

Modo de fazer

1. Cozinhe bem o arroz, de forma que ele fique empapado;

2. Acrescente mel;

3. Aplique sobre a pele e deixe agir por 15 minutos;

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

4. Enxágue com água e sabonete;

Você pode fazer esse procedimento duas vezes por semana!

7. Tomate, limão e abacate

Essas frutas podem ajudar a secar as espinhas, já que ajudam a limpar a pele e eliminar as bactérias.

Uma outra propriedade que elas têm que ajudam a controlar a acne e a revitalizar a pele é a vitamina C. 

8. Receita caseira para espinha com clara de ovo

A clara de ovo é rica em proteínas e colágenos, que contribuem para a regeneração da pele e das manchas. Antes de aplicá-la, lave o rosto com água morna para abrir os poros. 

9. Pepino e açúcar

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Uma máscara de pepino e açúcar pode ser a receita que a sua pele estava precisando!

Enquanto o pepino é rico em vitaminas e atua no clareamento da pele, aliviando manchas e cicatrizes provenientes das acnes, o açúcar promove a esfoliação, que remove a oleosidade da pele.

10. Hortelã

Se você tiver hortelã em seu quintal, pode começar a usá-la no seu rosto! Ela alivia as coceiras, o que evita o aumento dos machucados e cicatrizes na pele, e tem ação calmante e anti-inflamatória.

Para esse tratamento, basta fazer o chá de hortelã e lavar o seu rosto diariamente com ele. 

11. Batata

As vitaminas B e C da batata podem ajudar no combate às espinhas, já que que regulam o colágeno, amenizam os danos da pele e regeneram as células.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Para usá-la, basta cortá-la em tiras e passar seu suco na pele. Depois é só enxaguar. 

12. Azeite

O azeite possui antioxidantes e vitaminas E e K, que auxiliam no rejuvenescimento da pele, principalmente nas áreas danificadas. Por isso ele pode ajudar a diminuir as manchas e cicatrizes da pele. 

13. Mamão 

O mamão papaya remove as células mortas da pele e o excesso de lipídios. Além disso, ele contém uma enzima que reduz e evita a inflamação e a formação de pus das espinhas. 

14. Canela e aveia

A união da canela e aveia pode render bons frutos para a sua pele. Enquanto a canela tem propriedades antimicrobianas, a aveia é rica em fibras e zinco. Juntas elas podem ser eficazes no combate às espinhas. 

15. Receita caseira para espinha com sabonete natural

Além de todas essas receitas, saiba que é muito importante manter um tratamento paralelo com o uso de sabonetes próprios para o rosto e específicos para peles com acnes.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

E o melhor de tudo é que você pode fazer o seu e de forma natural!

Por isso confira neste artigo algumas receitas de sabonetes para pele oleosa com ingredientes naturais.

E então, já sabe qual receita caseira para espinha você fará primeiro? Conta pra gente e não se esqueça de deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários!

Veja também
9 Tipos de Argila e Seus Benefícios Para a Pele
Melhores Óleos Essenciais para Pele Oleosa

Comentários

comentários

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

One thought to “Receita Caseira para Espinha: 15 Tratamentos Fáceis de Fazer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *