3 Receitas de Repelente Natural Para Ambientes + Dicas Rápidas

Quando a temperatura aumenta, surgem os pernilongos. Além de atrapalharem nossas noites de sono, podem transmitir inúmeras doenças. Para manter sua casa livre desses e de outros insetos, você pode utilizar um repelente natural nos ambientes da sua casa.

Existem várias receitinhas para você testar, e separamos algumas delas logo abaixo. Como são feitos com ingredientes que não fazem mal à saúde, são bem seguros para toda a família. Confira!

Curso de Saboaria

Veja também:

Como Fazer Sabonete Esfoliante com Bucha Vegetal

Sabonete Artesanal de Limão e Mel – Passo a Passo

1. Repelente de cravo-da-índia

Repelente Natural
Repelente natural de cravo

O cravo-da-índia é uma especiaria bastante utilizada na culinária, principalmente na produção de doces. Quando deixado no álcool, o cravo solta um aroma muito marcante e característico. Esse cheiro forte repele os pernilongos e os mosquitos. Veja só como fazer!

Ingredientes

  • 100 ml de álcool de cereais
  • 100 gramas de cravo-da-índia

Como preparar

  1. Coloque tudo dentro de um pote, tampe e deixe curtir por 4 dias.
  2. Depois deste período, coe e utilize.

Você pode utilizar este repelente em um aparelho difusor ou no borrifador. Caso precise de um repelente corporal, dilua um pouco dessa tintura em óleo de amêndoas doces e aplique nas áreas expostas (evite os olhos, boca e narinas).

Receita: Macetes de Mãe

2. Repelente de limão e cravo

Repelente natural de cravo e limão

Essa receitinha é uma ótima pedida para espantar os mosquitos que rondam a cozinha e a mesa do almoço. Aprenda a fazer e teste em casa!

Ingredientes

  • Limão ou laranja (quanto mais azedo, melhor)
  • 15 a 20 cravos-da-índia

Como preparar

Corte a fruta ao meio e espete os cravos. Coloque a fruta sobre a mesa ou em algum canto do ambiente. O odor dos cravos e da fruta cítrica se espalhará pelo ambiente e afastará os insetos.

Receita: desviantes

3. Repelente de Citronela

óleos essenciais

Curso de Saboaria

A citronela é uma planta bastante conhecida por suas propriedades medicinais. É repelente de insetos, aromatizadora, bactericida e calmante; por isso, é muito utilizada em formulações cosméticas e farmacêuticas.

As folhas desidratadas e o óleo essencial de citronela podem ser compradas em farmácia de manipulação ou em lojas de produtos naturais. Já a planta em sua versão natural pode ser mais difícil de ser encontrada.

Ingredientes

  • 200 gramas de citronela desidratada
  • 1 litro de álcool 70%
  • Frasco escuro para armazenar o repelente (conserva melhor as propriedades)

Atenção: algumas pessoas podem ser alérgicas à citronela. 

Como preparar

Misture tudo dentro do frasco e aguarde pelo menos 4 dias para usar. Aplique esse repelente nos ambientes com frasco borrifador. Além de afastar os insetos, essa fórmula é uma ótima opção para perfumar os ambientes.

Dicas:

  • Para fazer o repelente de citronela com óleo essencial, dilua algumas gotas em água. Utilize esse repelente natural no corpo, no último enxágue do banho, ou borrife nos cantos do ambiente. Como esse produto é muito concentrado, não exagere na quantidade.
  • Outra forma simples de espantar os insetos, é cortar as folhas de citronela e deixá-las ao ar livre para que liberem o odor por todo o ambiente.

Receita: desviantes

Outros tipos de repelente natural – dicas rápidas

casca de limão

  • Ao usar o difusor de tomada, substitua a sua pastilha habitual por um pedaço de casca de laranja ou de limão. Dá super certo e o cheiro do ambiente fica ótimo! Aquecida, a casca libera o ácido cítrico que espanta os mosquitos.
  • Para capturar os mosquitinhos que ficam voando nas frutas, siga essa dica. Coloque vinagre em uma tigela pequena, acrescente algumas gotas de detergente e uma colher de chá de açúcar. Misture e deixe a vasilha destampada no ambiente. A açúcar e o vinagre vão atrair os bichinhos; em contato com o detergente, acabarão morrendo.
  • Uma medida rápida para afastar mosquitos é queimar a casca de um limão ou laranja. A casca vai liberar ácido cítrico e repelir os mosquitos.

Agora você já tem várias receitas de repelente natural para deixar sua casa livre de insetos e mega perfumada. Deixe um comentário e diga de qual dica você mais gostou.

Veja também:

Descubra Quais são os Melhores Óleos Essenciais para a Pele

Esfoliante Clareador para a Pele – Confira a Receita





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários

Curso de Saboaria