5 Máscaras Faciais Caseiras: Receitas Simples e Naturais

Ter uma pele bonita e saudável não reflete apenas na beleza exterior; mexe também, de forma positiva, com a auto estima das pessoas. Mas quem disse que você precisa de rios de dinheiro para ter uma pele radiante? As máscaras faciais caseiras são baratas, fáceis de fazer e eficazes.

Os cosméticos caseiros, desde que sejam feitos e usados da maneira correta, acabam sendo mais seguros do que as opções industrializadas. Além disso, o modo de produção é simples e totalmente artesanal, o que não gera qualquer impacto ao meio ambiente.

Curso de Saboaria

Para que você deixe de ser refém dos produtos de marca, e possa abusar dos benefícios dos ingredientes naturais, preparamos uma lista com 5 máscaras faciais caseiras para que você possa se cuidar e economizar. As formulações são simples, fáceis de fazer e promovem bons resultados. Confira!

Veja também:

3 Receitas Baratas de Shampoo Natural Para Escolher e Fazer em Casa

Aprenda uma Receita de Sabonete Íntimo Caseiro

5 Máscaras faciais caseiras – receitas práticas

1. Combine mel e abacate para uma pele mais jovem e hidratada

máscaras faciais caseiras - abacate e mel
Fonte: effectiveremedies

O ponto chave dessa máscara está nas propriedades do abacate. Rico em aminoácidos, vitaminas e antioxidantes, hidrata a pele e suaviza as rugas do rosto de maneira eficiente. E quando combinado com o mel, esta máscara se torna um ótimo hidratante para a pele normal ou seca, pois tem efeito umectante.

Ingredientes

  • Abacate
  • Mel

Modo de fazer e usar

  1. Primeiro, retire a polpa de meio abacate e coloque em uma vasilha.
  2. Amasse a polpa com um garfo.
  3. Adicione uma colher de chá de mel e misture novamente.

Aplique a máscara sobre a pele do rosto e deixe agir por 20 minutos. Depois, retire-a com água limpa. Use várias vezes por semana para obter uma pele brilhante.

Dica: Você também pode usar banana no lugar do abacate. 

2. Misture farinha e o suco da batata para uma pele equilibrada

batatas

Nesta máscara, enquanto a farinha de grão-de-bico desempenha uma ótima ação esfoliante, anti-acne e anti-oleosidade, a batata adiciona à máscara algumas propriedades naturais de branqueamento, que podem reduzir as manchas e ajudar a descolorir as manchas escuras do rosto.

Ingredientes

  • Farinha de grão-de-bico
  • Batata inglesa

Modo de fazer e usar

  1. Primeiro, coloque 4-5 colheres de chá de farinha de grão-de-bico em uma tigela.
  2. Em seguida, adicione o suco de uma batata média – rale a batata (lavada e descascada) e esmague a polpa em uma peneira para extrair o sumo.
  3. Misture esses dois ingredientes até obter uma pasta.

Aplique a máscara sobre rosto e deixe secar (leva cerca de 20 minutos); lave em seguida. Utilize duas vezes por semana para uma pele clara e limpa.

Dica: Se você não tem batata, use suco de pepino, chá verde, iogurte natural ou água de coco. Sua máscara ainda terá uma boa eficácia.

Curso de Saboaria

3. Junte água de coco e leite em pó para uma pele mais jovial

máscaras faciais caseiras - leite em pó e água de coco
Fonte: effectiveremedies

Talvez você não saiba, mas a mistura de leite em pó e água de coco pode ser poderosa para a sua pele. Combinados, esses dois ingredientes ajudam a atenuar a pigmentação, retomando o viço da pele.

Como no leite há um alto teor de proteína e de ácido láctico, essa máscara facial age no combate ao envelhecimento e deixa a pele com uma aparência mais jovem. Além disso, a água de coco é responsável por deixar a pele clara e iluminada.

Ingredientes

  • Água de coco
  • Leite em pó

Modo de fazer e usar

  1. Primeiro, coloque 1 colher de chá de leite em pó em uma tigela.
  2. Adicione um pouco de água de coco e misture até obter uma pasta.

Aplique essa máscara caseira no rosto e no pescoço, de maneira uniforme. Deixe secar e retire com água morna. Para melhores resultados, reaplique várias vezes por semana.

4. Utilize café e o óleo de coco para um pele revitalizada

Fonte: effectiveremedies

O café é um ingrediente popular na elaboração de cosméticos naturais. Por conter um alto teor de antioxidantes e de cafeína, combate os radicais nocivos à pele e acelera o fluxo sanguíneo, deixando a pele mais iluminada. O café também auxilia no aumento da produção de colágeno e elastina, diminui a perda de água e mantém a pele hidratada e macia.

Outro ingrediente fabuloso é o óleo de coco, que além de proteger todos os tipos de pele dos radicais livres e do envelhecimento prematuro, possui propriedades antimicrobianas e antibacterianas. É a escolha perfeita para revitalizar a pele.

Ingredientes

  • 1/2 colher de chá de pó café
  • 1/2 colher de chá de óleo de coco

Modo de fazer e usar

  1. Em um pires de louça, ou na palma da mão, junte os dois ingredientes e misture com as pontas dos dedos.

Aplique a máscara no rosto fazendo uma massagem em movimentos circulares. Aguarde de 15 a 30 minutos e enxágue com água morna. Para melhores resultados, utilize essa misturinha até 3 vezes por semana.

5. Combine argila e água para uma pele livre de óleo

Fonte: naturalbeautytips

A argila verde é rica em minerais, como zinco e magnésio, que ajudam no controle e redução da oleosidade. Pode ser usada na prevenção e tratamento da acne. Além de ser anti-oleosidade, a argila também remove toxinas, por meio da limpeza dos poros, e estimula a renovação celular. O resultado é uma pele saudável, limpa e equilibrada.

Ingredientes

  • Argila verde em pó
  • Água mineral

Modo de fazer e usar

  1. Coloque numa vasilha uma colher de sopa de argila em pó (cuidado para não aspirar).
  2. Adicione um pouco de água e mexa para formar uma pasta homogênea.

Aplique a mistura em todo o rosto, com a ponta dos dedos ou com um pincel chanfrado. Evite chegar muito perto dos olhos, boca e narinas. Deixe a máscara agir por 20 minutos e remova com água morna (pode ser no banho). Faça esse tratamento uma vez por semana ou a cada 15 dias, de acordo com a necessidade.

Com essas máscaras caseiras, a sua pele receberá os cuidados de quais precisa, de um jeito bem natural. E com o uso frequente, sua pele se manterá muito mais jovem e revitalizada.

Cuidados importantes

Não se esqueça de um detalhe. Antes de aplicar a máscara, lave o rosto com gel de limpeza ou com sabonete neutro. A lavagem vai retirar o excesso de impurezas e ajudará a abrir os poros para receber melhor o tratamento.

Curso de Saboaria

Antes de começar a tratar sua pele com essas máscaras faciais caseiras, tome o cuidado de ler as propriedades e indicações de cada ingrediente da receita.

A máscara de argila, por exemplo, não é recomendada para peles secas ou irritadiças. Se esse é o seu tipo de pele, é melhor evitar. Aí em cima temos outras opções mais adequadas, como a máscara de abacate, por exemplo, indicada para todos os tipos de pele.

Ficamos por aqui com essas 5 dicas de fórmulas caseiras e naturais! Deixe um comentário e conte o que achou.

Veja também:

Esfoliante Clareador para a Pele – Confira a Receita

Como Fazer Esfoliante de Café Anticelulite e Estrias – Faça e Comprove

 





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários