Como Combinar Aromas e Essências para Sabonetes Artesanais

Quando escolhemos um sabonete, a primeira coisa que fazemos é cheirar o produto, não é? Para quem trabalha na produção de sabonetes, escolher os cheiros e as combinações é algo muito prazeroso, pois podemos criar aromas exclusivos e marcantes.

Mas antes de misturar, devemos conhecer mais sobre as essências para sabonetes artesanais e como combiná-las de forma harmônica e agradável. E é disso que vamos falar hoje! Confira as dicas logo abaixo.

Curso de Saboaria

Veja também:
4 Dicas Infalíveis Para o Cheiro do Sabonete Artesanal Durar Mais
Como Trabalhar com Óleos Essenciais – 6 Dicas Para não Errar

Combinando essências para sabonetes artesanais

Existem uma infinidade de essências disponíveis no mercado. Para facilitar a vida do artesão, elas foram separadas em 10 famílias olfativas. Dessa maneira, fica bem mais fácil trabalhar, veja:

  • Frutas adocicadas: cheiro doce, mas não tão forte. Abacaxi, amora, banana e morango estão nessa categoria;
  • Frutas cítricas: nessa categoria estão a laranja, limão e maracujá. Elas são frutadas, cítricas e ao fundo, doces;
  • Herbais: são as mais procuradas por serem frescas e um pouco doces, estão nessa categoria o alecrim, cidreira, verbena e hortelã;
  • Florais: nos remetem às fragrâncias clássicas como alfazema, jasmim, e orquídea;
  • Adocicados: são fragrâncias bem marcantes, intensos e doces como baunilha, amêndoas, tutti-frutti e mel;
  • Amadeirados: são secas e picantes. Âmbar e café estão nessa categoria;
  • Marinhos: frescos e que remetem à leveza como algas e brisa do mar;
  • Especiarias: picantes e fortes como a canela, noz moscada e cravo;
  • Infantis: elas possuem aquele cheirinho de talco;
  • Perfumes: remetem a fragrâncias conhecidas como Musk e Polo perfum gold.

Como combinar essências

É possível combinar qualquer essências dessas famílias, porém é necessário que se respeite uma proporção para que um aroma não cubra o outro. Por isso é importante ter em mente o seu objetivo.

Antes de misturar, é recomendado abrir os vidros das essências para sabonetes artesanais que você pretende usar e colocá-los lado a lado, para que os cheiros se “misturem” no ar. Isso vai te dar uma noção da sua essência final e é possível ver se elas combinam.

Para comprovar se é uma boa mistura ou se elas vão durar por um bom tempo, pegue um conta-gotas e uma toalha de papel e pingue uma gota de cada.

Se depois de algumas horas o cheiro não mudou, sumiu completamente ou está do jeito que você quis, faça um sabonete ou um pequeno lote e observe se o cheiro e o aspecto mudam com o passar dos dias, antes de fazer grandes lotes e colocar à venda. É sempre bom garantir que tudo ficará do jeito certo.

Quer entender mais sobre as famílias olfativas e como elas podem ser misturadas entre si? Confira esse vídeo do Peter Paiva e saiba tudo sobre as essências para sabonetes:

Os produtos masculinos têm essências fortes e amadeiradas. Saiba como combiná-las de forma suave:

A saboaria nos permite criar diversos aromas com as essências para sabonetes artesanais que agradam a todo tipo de público.

Curso de Saboaria

E se você quer fazer da saboaria artesanal sua fonte de renda, conheça o curso Saboaria Artesanal Fitoterápica e descubra como criar lindos sabonetes hidratantes, esfoliantes e muito mais.

Veja também:
4 Cosméticos Naturais Baratos e Fáceis de Fazer
Descubra Quais são os Melhores Óleos Essenciais para a Pele





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários