Aprenda Como Fazer Desodorante Natural com 3 Ingredientes

Você provavelmente nunca imaginou que seria possível fazer um bom e eficiente desodorante natural em casa, não é mesmo? Mas saiba que é possível fazer um produto de qualidade que não agrede a sua pele e não prejudica o meio ambiente. Não está acreditando? Então confira aqui todos os benefícios do desodorante natural e aprenda a fazer um utilizando apenas 3 simples ingredientes!

Passo a passo para fazer um desodorante natural com apenas 3 ingredientes

Curso de Saboaria

Veja também:
5 Máscaras Faciais Caseiras: Receitas Simples e Naturais
Shampoo Vegano: 2 Receitas Simples + Dicas Incríveis

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de manteiga vegetal (você pode alterar as proporções conforme suas necessidades: calor, muito cheiro, não gostar do toque molhado, etc.)
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 5 a 10 gotas de óleo essencial (opcional)

Escolha do óleo essencial

O óleo essencial de melaleuca é recomendado para quem tem problemas com muito cheiro.

O óleo essencial de lavanda é indicado para quem tem a pele sensível.

Nunca use um óleo essencial cítrico, pois ele pode queimar a sua pele quando essa for exposta ao sol.

Não exagere na quantidade de óleo essencial para não agredir a sua pele. Respeite a quantidade máxima de gotas indicada nesta receita.

Como fazer

1. Coloque a manteiga vegetal em um recipiente de vidro e leve-o para o banho-maria. É fundamental esquentar a água aos poucos para que a manteiga não seja oxidada.

2. Assim que a manteiga estiver toda derretida, acrescente o bicarbonato de sódio e o amido. Misture.

3. Espere a sua mistura ficar de morna a fria para adicionar o óleo essencial. 

Pronto! Seu desodorante natural já pode ser utilizado. Guarde-o em um potinho de vidro bem vedado e o use por um a dois meses.

Curso de Saboaria
umavidasemlixo

Função dos 3 ingrediente básicos

Você deve estar se perguntando por que utilizar bicarbonato de sódio, manteiga vegetal e amido, não é mesmo? Nós temos a explicação para isso. Veja só a função de cada um!

Bicarbonato de sódio: é o agente bactericida do seu desodorante natural. É ele que vai impedir que as bactérias que causam o mau cheiro nas axilas se proliferem.

Amido: qualquer que seja o amido escolhido (de milho, de araruta, de batata ou de mandioca) ajudará a absorver o suor e controlar o suador. Como não é um antitranspirante, não é suficiente para deixar a axila seca o dia todo. Age como um auxiliar.

Manteiga vegetal: essa é a base do desodorante. Ela segura a mistura na axila e hidrata essa região.

umavidasemlixo

E se você está com dúvidas sobre qual manteiga vegetal utilizar, se deve aumentar ou diminuir a quantidade ou incluir na receita o óleo de coco devido à região que mora ou à sua produção de suor, veja algumas indicações.

  • 2 partes de manteiga de cacau + 1 parte de óleo de coco
  • 2 partes de manteiga de manga + 1 parte de óleo de coco
  • 3 partes de manteiga de manga para quem sua muito, mora em um lugar muito quente e/ou prefere um toque mais seco.
  • 3 partes de óleo de coco para quem mora em lugares bem frios ou quando estiver no inverno, do contrário o desodorante natural não ficará cremoso e nem homogêneo, mas sim líquido.

Você pode também utilizar outros tipos de manteiga. A diferença entre todas elas está no toque (mais ou menos oleoso), no cheiro e na textura no calor (se a todo tempo fica firme). Por isso pesquise as características de cada uma e veja qual melhor te atende!

4 Vantagens de se fazer um desodorante natural

1. Diferentemente da maioria dos desodorantes convencionais de mercado, o desodorante natural não possui alumínio, substância que pode ser danosa à saúde.

2. Economia, uma vez que você fará uma receita de baixo custo e que dura mais de um mês.

3. Geração de menos lixo para o planeta, já que os ingredientes utilizados podem ser comprados em embalagens de vidro reutilizáveis, ao contrário de muitos desodorantes convencionais.

4. Hidratação das axilas através da manteiga vegetal.

Curso de Saboaria

Demais esse desodorante natural, não é? Além de economizar, você estará fazendo um bem muito grande para a sua pele e para sua saúde. 

Ah, e ainda dá para ganhar uma graninha extra. Afinal, quem não vai querer comprar um produto natural e saudável como esse?

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.

Veja também:
3 Receitas de Tônico para Pele Oleosa – Aprenda a Fazer!
Tônico de Alecrim Para Crescimento Capilar – Aprenda a Fazer e Usar





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários