3 Receitas de Tônico para Pele Oleosa – Aprenda a Fazer!

O tônico para pele oleosa industrializado, por conter ácidos secativos, conservantes e corantes artificiais, costuma ser bastante agressivo para pele. As peles sensíveis sofrem ainda mais com os efeitos colaterais desse cosmético, principalmente se não estiverem bem hidratadas.

Para que você possa fugir desses efeitos indesejados, vamos ensinar como fazer 3 tipos de tônico para pele oleosa. As receitas são simples, baratas e eficazes. Confira!

Curso de Saboaria

Veja também:

5 Máscaras Faciais Caseiras: Receitas Simples e Naturais

Carvão Ativado: Benefícios Para a Pele e Maneiras de Usar

Tônico para pele oleosa

O tônico para pele oleosa ou com acne precisa ter propriedades secativa, adstringente e/ou anti-inflamatória. O objetivo é reduzir os poros, regular a oleosidade e desinflamar a pele.

Esses benefícios podem ser encontrados em vários ingredientes naturais, como frutas, ervas e seus derivados. Confira abaixo algumas receitinhas para fazer em casa.

1. Tônico de vinagre de maçã

tônico para pele oleosa feito com maçã

No blog Beleza Vegan, a Eliana Castro ensina como fazer um tônico adstringente à base de vinagre de maçã, um ingrediente barato e super eficiente, que age na remoção de sujeiras, na redução dos poros e no controle da oleosidade. Confira a receita!

Ingredientes

  • 20 ml de água mineral ou filtrada (pode substituir por gel de aloe vera ou por chá verde)
  • 10 ml de vinagre de maçã
  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree) 
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã ou qualquer outro que seja recomendado para pele oleosa.

→ Clique aqui e saiba sobre as funções e propriedades dos óleos essenciais.

Como preparar e aplicar

Junte todos os ingredientes em um pequeno frasco borrifador. Após lavar e secar o rosto, borrife o tônico sobre um disco de algodão e aplique na pele. Deixe secar e aplique seu hidratante de costume.

Essa receita rende 30 ml de tônico para pele oleosa. Conserve o tônico de vinagre dentro ou fora da geladeira (por até 7 dias).

2. Tônico de tomate

suco de tomate

Curso de Saboaria

No canal Dúvidas de Beleza, encontramos uma receita de tônico de tomate para pele oleosa. O tomate possui ação anti-inflamatória, adstringente e anti-oxidante. Por isso, quando aplicado no rosto, o suco de tomate combate a acne e os radicais livres – os grandes responsáveis pelo envelhecimento. Veja como aplicar!

Ingredientes

  • 1/2 tomate maduro

Como preparar e aplicar

Corte o tomate em pequenos pedaços; bata no liquidificador (sem água) ou amasse bem com um garfo. Aplique o sumo do tomate na pele e deixe secar. Não enxágue! Passe no rosto apenas uma toalha limpa, suavemente, para remover os pedacinhos de tomate que possam ter ficado. Use imediatamente e descarte o que sobrar.

3. Tônico de chá verde

chá verde

O tônico para pele oleosa, feito à base de chá verde, é uma opção acessível e fácil de preparar – você pode usar o sachê de chá verde, comprado no supermercado. Quando aplicada na pele, essa bebida promove as seguintes funções: age como adstringente, anti-inflamatório e anti-oxidante. Veja como preparar e aplicar!

Ingredientes

  • 1 sachê de chá verde
  • 1 xícara de água

Como preparar e aplicar

Prepare o chá de acordo com as instruções do rótulo. Deixe esfriar e aplique na pele com um disco de algodão, logo após a limpeza. Você também pode colocar o chá dentro de um frasco e borrifar no rosto para refrescar, como se fosse uma água termal. Não guarde o chá para usar no dia seguinte, pois pode oxidar.

Com essas receitas simples de tônico para pele oleosa, você ficará com a pele equilibrada e não precisará gastar uma fortuna com produtos para a sua rotina de cuidados com a pele. Aproveite e aprenda a fazer também 5 máscaras faciais caseiras para completar o seu tratamento.

Você conhece mais algum produto caseiro para pele oleosa? Se sim, deixa a dica aqui nos comentários.

Veja também:

Aprenda Uma Receita Fácil de Sabonete Líquido Para o Rosto

Aprenda Como Fazer Sabonete Para o Rosto





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários