Shampoo Vegano: 2 Receitas Simples + Dicas Incríveis

Quem é adepto do veganismo, pode ter dificuldades para encontrar os produtos certos para lavar e tratar os cabelos. Por isso, uma alternativa é produzir em casa aqueles cosméticos mais usados. Pensando nisso, vamos ensinar 2 fórmulas básicas de shampoo vegano: de bicarbonato de sódio e de sabão de coco.

Além disso, vamos dar dicas para você transformar essas fórmulas básicos em shampoos com funções incríveis. Ou seja, você vai aprender a fabricar o produto certo para cada tipo de cabelo.

Curso de Saboaria

Continue com a gente e confira as dicas. Estão imperdíveis!

Veja também:

5 Máscaras Faciais Caseiras: Receitas Simples e Naturais

Como Fazer Óleo de Bebê Caseiro – Perfeito Para Peles Sensíveis

Shampoo vegano anti-caspa

shampoo vegano de bicarbonato de sódio

Esse shampoo é feito com bicarbonato de sódio, um ingrediente ideal para cabelos oleosos ou com caspa. Ele ajuda a remover aquelas casquinhas do couro cabeludo que se formam por excesso de gordura e por resíduos deixados por cremes e máscaras capilares.

É um shampoo que pode ser usado como anti-resíduos uma vez por semana. Caso queira usar esse shampoo regularmente, adicione umas gotinhas de óleo vegetal à mistura ou tome o cuidado de hidratar o cabelo após cada uso.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 copo de água filtrada

Modo de fazer

Misture os dois ingredientes, despeje no couro cabeludo e esfregue em movimento circulares. Hidrate em seguida. Se os fios estiverem muito sujos, reduza a quantidade de água para ter uma mistura mais concentrada e com maior poder desincrustante. Faça e use na hora.

Shampoo vegano neutro

Diferente do shampoo de bicarbonato, esse shampoo espuma bastante, graças ao sabão de coco usado na receita. Você pode usar um sabão natural (feito em casa) ou comprado no supermercado. Certifique-se que ele tenha sido feito com puro óleo de coco.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água
  • 1 pedaço de sabão de coco babaçu (aproximadamente 1/5 da barra)

Modo de fazer

Derreta o sabão em banho maria ou adicione água fervente sobre o sabão. Mexa para ajudar no processo de derretimento. Quanto mais sabão você colocar, mais consistente ficará o shampoo.

Esse é um shampoo vegano básico. Sozinho, já promove bons resultados.

Como potencializar os resultados do shampoo vegano

As receitas de shampoo vegano, seja à base de bicarbonato ou de sabão de coco, podem receber outros ingredientes. Para tratar os fios, você pode adicionar: óleos, geleias, sucos e leites vegetais.

Curso de Saboaria

Gel de linhaça

O gel de linhaça é um ativador de cachos natural. Além de poder ser adicionado ao shampoo natural, também pode ser usado sozinho como finalizador.

Para fazer, ferva 1 copo grande de água e acrescente 2 colheres de linhaça. Mexa até ficar numa consistência viscosa. Desligue o fogo e, com uma peneira, coe o gel ainda quente. Ou, se preferir, espere o gel esfriar e coe em um pano fino. Esprema para facilitar a passagem do gel pelo tecido. Misture esse gel à sua base de shampoo vegano.

Dica: Outra opção para enriquecer seu shampoo é fazer um leite de linhaça ou de linhaça com aveia. Bata esses ingredientes com um pouco de água no liquidificador. Coe e acrescente esse leite na base do seu shampoo. A aveia é um ingrediente suavizante e hidratante. 

Geleia da Babosa (Aloe Vera)

A babosa hidrata o cabelo, trata a queda e elimina a caspa. Para usar esse ingrediente na sua receita, abra a babosa e raspe a geleia com uma colher. Bata essa polpa no liquidificador junto com o shampoo base.

Sumo do gengibre

O gengibre é potente no combate à caspa. Para aproveitar os benefícios dessa raiz, bata no liquidificador um pedaço de gengibre junto com um pouco de água. Coe com uma peneira fina. Adicione esse suco à base do shampoo e misture.

Outras opções para incrementar sua receita

Veja a lista de outros ingredientes que podem ser adicionados ao seu shampoo caseiro.

  • Leite de amêndoas caseiro (hidratante)
  • Leite de coco caseiro (hidratante)
  • Óleos essenciais (escolha de acordo com a propriedade desejada)
  • Suco de maçã (desintoxicante)
  • Limão (adstringente)
  • Amido de milho (deixa os fios mais encorpados)
  • Carvão ativado (anti-impurezas, anti-oleosidade)

A consistência do shampoo vegano e a presença ou a falta de espuma varia bastante em relação aos ingredientes utilizados na receita. Por isso, não leve esses dois fatores em conta na hora de avaliar a qualidade do shampoo. Alguns ingredientes, como o limão e bicarbonato, limpam mesmo sem levantar espuma.

Cuidados com o seu shampoo

Com essas fórmulas de shampoo, você terá uma alternativa mais natural para lavar as madeixas. Como você viu, para ter outros benefícios além da limpeza, basta incluir nas fórmulas caseiras os ingredientes adequados às diferentes necessidades do cabelo.

Após adicionar as propriedades, guarde o shampoo vegano na geladeira, pois quanto mais ingredientes naturais você adicionar, maior é a chance do produto estragar. Sempre que possível, utilize o shampoo no mesmo dia que fizer, assim você evita desperdício e tem a certeza de que está usando um produto bem novinho.

Tem alguma receita ou dica que deseja compartilhar? Deixe um comentário e conte pra gente.

Curso de Saboaria

Veja também:

4 Cosméticos Naturais Baratos e Fáceis de Fazer

Aprenda Como Fazer Cosméticos Naturais – Super Hidratante Corporal





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários