6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Óleo Essencial de Gerânio: Funções, Benefícios e Receitas Naturais

O gerânio é uma flor muito utilizada na decoração e tem um cultivo fácil, mas além disso, essa planta também pode fornecer um precioso produto cheio de benefícios para nossa saúde: o óleo essencial de gerânio.

Esse produto é retirado das folhas e flores a partir de um processo chamado destilação e possuem inúmeras propriedades que listamos aqui nesse guia. Confira!

Veja também
Diferença Entre Óleo Essencial e Vegetal: Funções, Benefícios e Receitas
Óleo Essencial de Alecrim: Utilidades, Benefícios e Receitas

Propriedades do óleo essencial de gerânio

Na verdade, o gerânio não é somente um tipo de flor. É um conjunto de ervas e pequenos arbustos, nativos da África, mas que podem ser encontrados no mundo inteiro. Atualmente são catalogadas mais de 300 espécies que se diferenciam mais pelo cheiro. Apesar disso, os benefícios são os mesmos.

E quais são esses benefícios? Assim como outros óleos essenciais, o de gerânio é conhecido por ser multiuso! Confira.

1. Antisséptico

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Uma revisão de estudos sobre o óleo essencial de gerânio concluiu que suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias o tornam um aliado no combate a acne, irritações, inflamações e infecções na pele, quando usado topicamente. Mas lembrando que não pode ser utilizado 

2. Acaba com inchaço nas pernas

Para quem sofre com inchaço nas pernas causado por retenção de líquidos, o óleo essencial de gerânio pode ser um poderoso aliado para acabar com o incômodo. O tratamento é simples: com água morna, misture algumas gotas e aplique por meio de compressas na área afetada.

3. Combate infecções bacterianas

Assim como a amoxicilina, o óleo essencial de gerânio pode ajudar no combate das infecções causadas por bactérias. Além de ser uma alternativa mais natural e sem efeitos colaterais. Mas antes de usar, consulte o seu médico.

4. Ameniza o estresse, ansiedade e depressão

A inalação do óleo essencial de gerânio é utilizada até mesmo dentro de ambientes hospitalares. Algumas mulheres em trabalho de parto o utilizam como um poderoso calmante, amenizando o estresse do momento. Além disso, para pacientes mentais como depressão e outros transtornos podem fazer uso desse poderoso aliado da natureza.

5. Trata feridas

O tempo seco é bastante desconfortável e, por muitas vezes, causa feridas na parte interna do nariz. Além disso, alguns medicamentos e assoar o nariz por muitas vezes também podem causar esses danos e sangramento nasal. 

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

O óleo essencial de gerânio pode ser utilizado por meio de inalação ou com o auxílio de umidificador, para acabar com esse desconforto. 

Além disso, em pequenas feridas ele pode ser aplicado (com um óleo vegetal ou creme servindo como transportador) pois promove uma rápida cicatrização. Por ser antiinflamatório e anti bactericida, ele também ajuda a evitar inflamações.

6. Auxilia no tratamento de doenças neurodegenerativas

Doenças como esclerose múltipla, parkinson, ELA e Alzheimer são responsáveis pela morte celular no cérebro. E isso deve-se em parte à produção de óxido nítrico, componente que tem sua produção inibida com a inalação de citronelol, presente em grande quantidade no óleo essencial de gerânio.

7. Ameniza sintomas da menopausa e perimenopausa

A menopausa é uma fase de muitas mudanças no corpo feminino e com isso, os efeitos colaterais podem incluir incômodos como dores, sensação de calor, osteoporose entre outros problemas. O óleo de gerânio pode amenizar esses sintomas pois estimula a produção de um hormônio importante para o corpo feminino, o estrogênio.

Como utilizar o óleo essencial de gerânio?

Assim como a maioria dos óleos essenciais, o de gerânio não deve ser ingerido. Por isso, o uso mais seguro é utilizando um difusor ou uso tópico (na pele). Porém, devido a sua concentração, não pode ser utilizado sozinho.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

O óleo essencial de gerânio deve ser diluído em creme hidratante ou um óleo vegetal, como por exemplo, o de óleo de coco, semente de uva, amêndoas, gergelim ou o de girassol que utilizamos na cozinha. Lembrando que esses transportadores devem ser o mais puros possíveis, sem óleo mineral, parafina ou fragrância, para evitar alergias.

Assim, pode ser utilizado como tratamento local, para acne, dores, ou até mesmo picadas de insetos ou alergias, com segurança. Essa misturinha também serve muito bem como óleo de massagem.

Porém, antes de fazer qualquer mistura, tenha certeza que sua pele não terá nenhuma reação com o óleo de gerânio ou com os transportadores. Faça um pequeno teste em sua pele e, caso fique vermelho e com coceiras, lave imediatamente e suspenda o uso.

Para garantir a segurança do uso, siga a seguinte recomendação: misture 15 gotas do óleo essencial de gerânio em seis colheres de chá do transportador. Para crianças, diminua a quantidade para três a seis gotas.

Para outros usos, veja como utilizar: 

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

●  Para borrifar: de 6 a 15 gotas em borrifador. Para cada 100ml de água, utilize de 66 a 120 gotas de óleo.

●   Inalação: de 3 a 6 gotas em água recém fervida ou vaporizador

●   Escalda pés e banho: Coloque de 6 a 12 gotas de óleo essencial de gerânio em um copo sabão líquido neutro, mel ou shampoo e misture e adicione na banheira. Para escalda-pés, use de 3 a 12 gotas na água.

Você conhecia todos os benefícios do óleo essencial de gerânio? Comente aqui se você já utilizou e quais foram os resultados obtidos!

Veja também
Óleos Vegetais para Cabelos Ressecados: Saiba Como Utilizá-los Corretamente
Guia Definitivo Sobre Óleo de Rosa Mosqueta: Como Usar, Benefícios e Receitas

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

One thought to “Óleo Essencial de Gerânio: Funções, Benefícios e Receitas Naturais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *