Promoção cosméticos
Óleos essenciais para pele seca

6 Melhores Óleos Essenciais para Pele Seca

Para quem gosta de cuidar da pele com produtos naturais, uma ótima opção são os óleos essenciais, pois eles tem ativos excelentes.

Por isso, hoje vamos mostrar quais são os principais óleos essenciais para pele seca, suas propriedades e qual é a melhor forma de uso.

As informações a seguir são importantíssimas para você que tem esse tipo de pele ou se pretende produzir cosméticos naturais para a venda. Confira o que preparamos para você!

Veja também:
9 Melhores Óleos Essenciais para Pele Oleosa
Como Fazer Óleo de Alecrim Caseiro para Pele e Cabelo

Tipos de óleos essenciais para pele seca

Ao contrário das essências, que apenas dão cheiro, os óleos essenciais são concentrados em compostos naturais – extraídos pela técnica de destilação a vapor ou prensagem a frio. Quando o assunto é a saúde da pele, suas especificidades e finalidades são enormes.

1. Camomila Romana

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Além de ser ótimo para a hidratação de peles secas, o óleo essencial de camomila romana é ótimo para dermatites, inflamações, inchaços, alergias, acnes e queimaduras de fundo emocional. 

2. Copaíba Bálsamo

Esse óleo essencial auxilia no rejuvenescimento da pele e, é claro, na hidratação. Ele também pode ser um aliado no tratamento de psoríase e de lábios rachados.

3. Gerânio

São muitos os benefícios desse óleo. Além de ser ideal para pele seca e melhorar o tônus, a cor e o brilho natural da pele, ele é eficiente na redução de manchas de envelhecimento e cicatrizes.

É antioxidante, o que melhora a elasticidade da pele e previne o surgimento de rugas, sinais e linhas de expressão. Estimula, ainda, a circulação sanguínea, o que contribui para a saúde em geral.

4. Lavanda

O óleo essencial de lavanda atua na regeneração da pele, no combate à dermatites e eczemas e no tratamento da pele com acne, psoríase ou com queimadura.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Ele ainda ajuda a equilibrar a oleosidade tanto das peles ressecadas como das oleosas. Tem propriedade tônica, anti-inflamatória, adstringente, antioxidante e cicatrizante. 

5. Palmarosa

Com suas propriedades antioxidantes e antigenotóxicas, esse óleo pode ser utilizado para regenerar e clarear manchas da pele, sejam elas decorrentes do sol ou da idade.

Ele também acalma os sintomas da psoríase e hidrata as peles secas, já que estimula a secreção natural da oleosidade e ajuda a reter a umidade nos tecidos, mantendo o equilíbrio da hidratação e maciez da pele.

O óleo de palmarosa ainda pode aliviar inflamações, curar feridas e estrias, acalmar e refrescar a pele. 

6. Patchouli

O óleo essencial de patchouli possui propriedades anti-inflamatórias, o que contribui para acalmar inflamações da pele, psoríase, coceira e dermatite.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Contém propriedades hidratantes, e, por isso, é um ótimo aliado no tratamento de pele rachada. Além disso, é cicatrizante e atua no rejuvenescimento da pele.

Como usar os óleos essenciais?

Os óleos essenciais não podem ser aplicados diretamente na pele. Por isso eles precisam ser diluídos. Para a diluição, podem ser usados o mel, álcool de cereais, cremes neutros e óleos vegetais. Essa última opção é uma boa aposta.

Por isso separamos alguns óleos vegetais também indicados para peles secas em que você poderá diluir o seu óleo essencial. Veja só!

  • Óleo de Abacate: é antioxidante e reduz a perda da água pela pele, o que contribui para a hidratação.
  • Óleo de Amêndoas Doces: regenera e firma a pele. Protege a pele contra a desidratação e danos diários. É antioxidante e anti-inflamatório.
  • Óleo de Andiroba: tem ação anti-inflamatória, alivia a coceira e a irritação da pele ressecada, sendo muito indicado como hidratante.
  • Óleo de Buriti: estimula a produção de colágeno e elastina e promove uma hidratação profunda da pele.
  • Óleo de Coco: é cicatrizante, hidratante, antibactericida, antiviral e antifúngico. 
  • Óleo de Jojoba: reforça o manto hidrolipídico da pele, regula as glândulas sebáceas além de tratar eczemas e psoríase.
  • Óleo de Oliva: é regenerador, antioxidante e relipidizante. Além disso, devolve a maciez e a maleabilidade à pele. 
  • Óleo de Rosa Mosqueta: por ter ação regeneradora, pode ser utilizado para atenuar sinais, cicatrizes, peles ressecadas, com acne e desvitalizadas. Confere à pele umectação, elasticidade, proteção, firmeza e maciez. Ideal para peles com descamação e secas.

Receita de sérum facial para pele seca

Se você se interessou em utilizar o óleo essencial unido ao óleo vegetal, aqui vai uma receita bem fácil de se fazer, retirada do site Jardim do Mundo.

Materiais

  • 20 ml de óleo vegetal de buriti;
  • 1 gota de óleo essencial de lavanda; 
  • 1 gota de óleo essencial de palmarosa;
  • 1 frasco de vidro com conta gota.

Modo de preparo

  1. No frasco de vidro, despeje o óleo vegetal de buriti;
  2. Depois pingue as gotas do óleo essencial de palmarosa e de lavanda;
  3. Feche o vidro e o agite com delicadeza para misturar as substâncias.

Está pronto o seu sérum facial para pele seca! Aplique todos os dias após o banho. 

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

E então, você gostou de descobrir quais são os melhores óleos essenciais para pele seca? Se quiser saber mais sobre óleos essenciais, confira este artigo!

Você já usa alguma das essências que mostramos? Conta para gente nos comentários quais você mais gosta.

Veja também:
Os 9 Melhores Tipos de Óleo Vegetal para Qualquer Tipo de Pele
Óleos Essenciais Fotossensíveis: O Que São e Como Usar Corretamente

Comentários

comentários

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

One thought to “6 Melhores Óleos Essenciais para Pele Seca”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *