Promoção cosméticos

Óleos Essenciais Fotossensíveis: O Que São e Como Usar Corretamente

Para quem trabalha com cosméticos naturais ou aromaterapia, os óleos essenciais fazem parte da rotina. Porém, em muitos casos eles geram dúvidas, especialmente em relação aos óleos essenciais fotossensíveis.

Falaremos sobre eles hoje, esclarecendo como funcionam, além de listar alguns exemplos e recomendações de uso.

Assim você poderá usá-los nas suas receitas e na pele sem medo. Afinal, nada pior do que ter reações ou manchas na pele num momento de autocuidado, não é mesmo?

Veja também:
Cosméticos Naturais, Artesanais e Veganos: Qual é a Diferença? Conservantes Naturais para Cosméticos: Como Escolher a Melhor Opção?

Fotossensibilidade e sua presença em óleos essenciais

Fotossensibilidade é o que acontece quando a radiação da luz solar transforma uma substância (neste caso, o óleo essencial), resultando em alterações químicas.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Desse modo as reações na pele acontecem, sejam elas irritações, manchas e em alguns casos até mesmo queimaduras leves que podem levar até 30 dias para sair.

As reações variam de acordo com as condições da pele e do quão exposta ela ficou ao sol.

Porém, nem todos os óleos essenciais são fotossensíveis. São, especialmente, os óleos cítricos. Ainda assim, também não são todos os cítricos.

Apenas alguns possuem uma molécula chamada Cumarina, que possui esta característica fotossensibilizante.

Óleos Essenciais Fotossensíveis

Felizmente a minoria dos óleos essenciais reagem com o sol, mas nem por isso você precisa abrir mão dos benefícios destes óleos. O importante é apenas manuseá-los da maneira correta.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Mas antes de abordar o uso e o manuseio, conheça alguns deles:

  • Clementina
  • Cominho
  • Lima
  • Limão Siciliano
  • Mandarina (verde e vermelha)
  • Mexerica/Bergamota
  • Rosa Mosqueta
  • Tangerina
  • Verbena Índia

Como você pode ver, alguns cítricos estão de fora. Óleo essencial de grapefruit e e laranja doce, por exemplo, não possuem cumarina, portanto, não são fotossensibilizantes.

De toda a forma, óleos com alto teor de cumarina possuem maiores chances de fotossensibilizarem a pele. Por isso é sempre bom pesquisar melhor as características do óleo que você pretende usar.

Uso e manuseio dos óleos

Óleos essenciais por si só já são altamente concentrados. Por isso, evite usá-los diretamente na pele. Sempre dilua em outro óleo carreador, isto é, algum óleo vegetal ou manteiga usado em cosméticos naturais.

Assim as propriedades benéficas do óleo estarão lá e sem nenhum risco de agredir sua pele. O mesmo vale para os óleos essenciais fotossensíveis.

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

A principal recomendação de uso para os produtos que levam esses óleos é: não se expor a luz solar por 24hrs após a aplicação. Outra opção é utilizá-los durante a noite e lavar a região com sabão na manhã seguinte.

O mesmo vale para a conservação! Guarde esses óleos em locais com pouca luminosidade para evitar que oxidem e estraguem mais rápido.

Agora, se a queimadura ou irritação já aconteceu, também tem solução. Pode levar cerca de 35 dias para as células se renovarem. Mas o desconforto pode ser amenizado. Aplicando argila branca diluída em água de lavanda na região, parte da cumarina será absorvida, trazendo algum alívio.

Entendendo melhor o que são óleos essenciais fotossensíveis, assim como manuseá-los com segurança e conforto, será possível aproveitar dos benefícios desses óleos com maior tranquilidade seja para você e ou seus clientes.

Quer aprender mais sobre cosméticos naturais e como transformá-los em uma renda extra? Conheça nosso curso: Cosméticos Naturais Lucrativos.

Veja também:
Os 9 Melhores Tipos de Óleo Vegetal para Qualquer Tipo de Pele
9 Melhores Óleos Essenciais para Pele Oleosa

Curso de Cosméticos Naturais
Promoção cosméticos

Comentários

comentários

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *