6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

3 Dicas de Tônico Facial Caseiro – Receitas Fáceis de Fazer

O tônico facial é usado para desobstruir os poros e complementar a limpeza, feita com gel ou sabonete. É um produto indispensável na rotina de cuidados com pele, pois prepara a pele para receber a próxima etapa: a hidratação.

Os tônicos naturais são uma excelente opção para usar em casa, e podem ser feitos com ingredientes que você tem na cozinha. Dependendo das propriedades que tiver, o tônico caseiro também pode ajudar no controle da oleosidade e deixar a pele mais iluminada, clara, suave e macia.

Continue com a gente e aprenda a fazer 3 fórmulas simples com diferentes funções. Estão imperdíveis!

Veja também:

5 Máscaras Faciais Caseiras: Receitas Simples e Naturais

Carvão Ativado: Benefícios Para a Pele e Maneiras de Usar

Etapas essenciais de cuidados com pele

Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

Após limpar e secar a pele, aplique o tônico facial e depois um hidratante adequado à sua idade e ao seu tipo de pele. O próximo passo é aplicar o protetor solar. Além desses cuidados, esfolie a pele uma vez por semana para eliminar resíduos produtos e células mortas.

→ Veja aqui uma receita de sabonete líquido facial.

Receitas de tônico facial para fazer em casa

1. Tônico de cenoura (iluminador)

suco de cenoura

A cenoura é rica em betacaroteno, uma substância que ajuda a deixar a pele mais corada e viçosa, com aspecto de saúde. Se é disso que você precisa, faça um suco de cenoura não muito concentrado, coe e guarde em uma garrafa com tampa.

Modo de usar

Aplique o produto sobre a pele limpa, uma ou duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã. Para fechar os poros e ficar com a pele mais lisa, use o tônico gelado. Essa dica também é ótima para aumentar a durabilidade da maquiagem.

Dicas

  • Para ficar com a pele do corpo mais corada, tome um pouco desse suco todos os dias pela manhã.
  • Se notar que a pele está com uma coloração amarelada, interrompa o uso por um tempo.

2. Tônico de arroz (rejuvenescedor)

Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

arroz

Quer ter uma pele mais jovem, independente da sua idade, ou deseja retardar o envelhecimento? Coloque de molho 1 xícara de arroz em 1 copo e meio de água.

Deixe o arroz descansar de um dia para o outro para que solte amido, e, junto com ele, venha as propriedades responsáveis por amaciar, fechar os poros, aliviar irritações e clarear a pele. Após o período de 12 ou horas ou mais, coe o arroz e guarde a água em um frasco com tampa.

Modo de usar

Aplique o tônico de arroz diariamente, com um disco de algodão ou com um borrifador. A água de arroz é uma receita antiga que pode ser usada por pessoas de todas as idades, não tem contra-indicações.

Dicas

  • Se preferir, você pode incrementar a receita tradicional. Para peles oleosas, você pode adicionar à água de arroz 1/2 limão recém espremido ou algumas gotinhas de óleo essencial. Para peles secas, você pode adicione ao tônico de arroz 1 colher de óleo de azeite de oliva ou de óleo de amêndoas.
  • Agite bem antes de usar, principalmente se você incluir algum óleo.

3. Tônico de vinagre de maçã (anti-oleosidade)

tônico facial de vinagre de maçã

Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

Quer ter uma pele menos oleosa e livre de cravos? O tônico de vinagre ajuda a desobstruir os poros, reduz a oleosidade e impede a formação de novos cravos.

Um diferencial do vinagre de maçã é que ele possui ácido málico, um ingrediente responsável por prevenir manchas e infecções relacionadas à acne. Para usufruir dos benefícios citados acima, junte 1 colher de vinagre de maçã com 2 copos de água. Misture bem e guarde em um frasco.

Modo de usar

Aplique o tônico em toda a face ou somente sobre as lesões. Se desejar, e se houver necessidade, você pode ir aumentando a quantidade de vinagre gradualmente. Esse produto pode ser usado todos os dias após a limpeza da pele.

Dicas

  • Quanto ao cheiro característico do vinagre, pode ficar tranquila; ele some rapidamente.
  • Nunca utilize o vinagre puro, sempre diluído.
  • Se mantido na geladeira, esse tônico dura bastante, pois o próprio vinagre tem ação conservante.

Agora que você já sabe como fazer tônico facial para deixar sua pele pronta para receber a maquiagem, cremes (anti-idade ou hidratante), vitaminas e outros tratamentos, está na hora de testar essas dicas em casa. Que tal começar com a água de arroz, receita antiga da vovó?

Se você tem mais alguma receitinha para compartilhar com a gente, fique à vontade. É só deixar um comentário logo abaixo.

Veja também:

4 Cosméticos Naturais Baratos e Fáceis de Fazer

Aprenda Como Fazer Cosméticos Naturais – Super Hidratante Corporal

Comentários

Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

comentários

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais