Blog Saboaria Artesanal Lucrativa

Aprenda a Fazer Sabonetes e Cosméticos Artesanais

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Manteiga de Karité: Conheça Todos os Benefícios desse Hidratante Natural

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais
Manteiga de Karité: Conheça Todos os Benefícios desse Hidratante Natural

A manteiga de karité é um hidratante natural muito requisitado para os cuidados com a pele e o cabelo. Afinal, com ela é possível manter a hidratação em dia de uma forma natural e super acessível.

No entanto, pouca gente sabe como utilizá-la corretamente, introduzi-la no seu dia a dia e quais são as suas diversas propriedades além da hidratante.

Pensando nisso, vamos falar, neste post, sobre os benefícios da manteiga de karité para o cabelo e para a pele e dar algumas dicas de como utilizá-la. Continue a leitura deste guia absolutamente completo para descobrir tudo isso e muito mais!

Veja também:
Benefícios do Condicionador em Barra para os Cabelos
Hidratante Labial Caseiro: 5 Receitas para Cuidar dos Lábios no Inverno

O que é manteiga de karité?

A manteiga de karité é uma gordura vegetal extraída da castanha de uma árvore exclusiva do continente africano, a Butyrospermum parkii.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Ela é um dos hidratantes mais poderosos do mundo, comumente aplicado em cosméticos, como máscaras capilares, hidratantes corporais e protetores labiais.

No entanto, não são apenas propriedades hidratantes e nutritivas que a manteiga de karité possui. Esse ativo conta com muitos outros benefícios. Continue a leitura para descobrir quais são eles.

Quais são as propriedades da manteiga de karité?

A lista de propriedades e benefícios da manteiga de karité é imensa. Não por acaso, ela é um dos ativos mais acionados nos cosméticos, sobretudo na hora de reforçar os cuidados com a pele no inverno.

Dito isso, vamos logo conferir as propriedades dessa gordura vegetal:

  • Hidratante: possui alto potencial hidratante, principalmente devido aos óleos presentes em sua composição. Assim, ela consegue devolver a umidade para a pele e para os cabelos e combater o ressecamento.
  • Antioxidante: conta com vários ativos antioxidantes, como a vitamina E, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.
  • Anti-inflamatória e calmante: com essas propriedades, a manteiga de karité consegue minimizar as irritações e as doenças inflamatórias na pele.

Para que serve a manteiga de karité?

Sabendo das propriedades da manteiga de karité, já dá para imaginar o porquê ela é tão utilizada em cosméticos ou até mesmo de forma pura na pele, não é mesmo?

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Mas para que não fiquem dúvidas, separamos algumas das suas funcionalidades no corpo, no rosto e no cabelo:

  1. Atua como filtro solar natural quando utilizada pura.
  2. Protege a pele de agressões externas, como vento, frio e água da piscina.
  3. Hidrata, nutre, amacia e deixa a pele aveludada.
  4. Pode atuar como um preventivo de estrias devido à sua capacidade de hidratar.
  5. Oferece brilho, maciez e flexibilidade aos fios, por isso é indicado para cabelos secos, fracos ou quebradiços.
  6. Protege os cabelos contra a radiação solar, chapinha e secador.
  7. É um excelente calmante para se utilizar após a depilação.
  8. Reduz cicatrizes, manchas e rugas.
  9. Pode ajudar no tratamento de caspas e seborreia.
  10. Auxilia no crescimento capilar, uma vez que aumenta a circulação do couro cabeludo.

E o melhor ainda está por vir: a manteiga de karité hidrata a pele e o cabelo sem apresentar efeito gorduroso. Incrível, não é?

Como usar a manteiga de karité no cabelo e na pele?

“Pode passar manteiga de karité no rosto?”, “Como saber se a manteiga de karité é verdadeira?”… Essas são apenas algumas dúvidas de quem quer usar esse ativo, mas não sabe muito bem por onde começar.

Mas não se preocupe, porque aqui vamos esclarecer todas elas!

Em primeiro lugar, é preciso saber que não existe manteiga de karité verdadeira ou falsa. O que acontece é que a manteiga não refinada é mais pura e, portanto, melhor para uso. Sua principal característica é a cor amarelada e o cheiro doce.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Por outro lado, a manteiga que já passou por processos químicos pode ter aromatizantes e outras tonalidades. Ela continua sendo apropriada para uso, no entanto, pode conter substâncias às quais você seja alérgico.

Dito isso, agora vamos aprender como usar a manteiga de karité no rosto, no corpo e no cabelo!

No rosto

Para quem tem dúvidas, saiba que a manteiga de karité pode ser aplicada no rosto na sua forma pura. Como mencionado, além de hidratar, ela atua como protetor solar.

No entanto, se você tem a pele muito oleosa, é melhor misturá-la com o seu hidratante. Um acompanhamento com o dermatologista também pode ser interessante.

Outra opção é usar cremes caseiros para o rosto à base de manteiga de karité. Você pode tanto produzi-lo em casa como encontrar cosméticos prontos.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Vale dizer ainda que essa manteiga é uma excelente alternativa para a hidratação dos lábios, sobretudo na sua forma pura.

No corpo

Você também pode investir na manteiga de karité pura ou em cosméticos para hidratar outras partes do corpo, como braços, mãos, pernas, pés e até unhas.

Se a sua pele não for muito ressecada, então uma boa alternativa é derreter a manteiga em banho-maria e acrescentá-la ao seu hidratante corporal.

Porém, saiba que a temperatura do derretimento em banho-maria não pode ser muito alta para que ela não perca suas propriedades. Portanto, não use microondas.

Além do hidratante, o sabonete de manteiga de karité feito de forma artesanal é uma outra boa opção para cuidar da pele do seu corpo.

No cabelo

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Quando o assunto é cabelo, as possibilidades são realmente inúmeras. Em primeiro lugar, você pode realizar uma umectação capilar com a manteiga de karité pura.

Nesse caso, você pode aplicá-la nos cabelos secos, ainda sujos. Inclusive, uma boa ideia é fazer uma umectação noturna, para que o cabelo receba mais nutrientes.  

Outra alternativa é utilizar essa manteiga em condicionadores para que o cabelo receba os nutrientes após a lavagem. Assim, você pode derreter essa gordura e acrescentá-la ao condicionador de sua preferência.

Viu como não faltam possibilidades para manter a hidratação da sua pele e dos seus cabelos com a manteiga de karité? Conte-nos o que você achou deste conteúdo e deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo.

Veja também:
Como Fazer Lip Balm Vegano para Hidratar Seus Lábios
Como Fazer Creme Hidratante Natural: 4 Receitas Fáceis de Fazer

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
5% Desconto
Nada
Próxima vez
Quase
10% Desconto
Desconto no Curso
Nada
Sem sorte
Quase
20% Desconto
Nada
Azar
Promoção Roda da Sorte Curso Saboaria!
Aproveite essa promoção
Our in-house rules:
  • One game per user
  • Cheaters will be disqualified.