Blog Saboaria Artesanal Lucrativa

Aprenda a Fazer Sabonetes e Cosméticos Artesanais

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Rótulos para Produto Artesanal: 6 Dicas para Você Fazer o Seu

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais
Rótulos para Produto Artesanal: 6 Dicas para Você Fazer o Seu

Saber como fazer rótulos para produto artesanal é uma dúvida muito comum entre os artesãos que produzem e comercializam cosméticos naturais.

Afinal, as informações contidas neles precisam ser completas, porém objetivas para caber na etiqueta. Isso, obviamente, cria um conflito e algumas dúvidas sobre como proceder durante a elaboração dos rótulos.

Por isso, pensando em facilitar esse processo, trouxemos, neste conteúdo, várias dicas ensinando o que deve conter em rótulos para produto artesanal e como essas informações devem ser organizadas. Continue a leitura para descobrir!

Veja também:
O que é pH nos Cosméticos Naturais: Como Medir e Ajustar em suas Receitas
Cosméticos Naturais, Artesanais e Veganos: Qual é a Diferença entre Eles?

Por que usar rótulos para produto artesanal?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer a importância de criar rótulos para produtos naturais. Para isso, listamos alguns principais pontos para você não ter mais dúvidas do porquê colocá-los em seus cosméticos.

  • Permite transmitir importantes informações: por meio do rótulo você informará ao seu cliente a validade do produto, os ingredientes contidos e o modo de usar. Todos são detalhes essenciais para garantir o perfeito uso do cosmético. 
  • Atrai clientes: tanto a embalagem para cosméticos naturais como os rótulos são fundamentais para despertar o interesse do seu cliente e levá-lo à compra. Isso porque há um apelo visual muito grande nessa estratégia.
  • Passa mais credibilidade: os rótulos também passam mais credibilidade para os consumidores, que conseguem perceber a sua responsabilidade ao informar detalhes importantes sobre o produto.
  • Ajuda no reconhecimento da marca: os rótulos também contribuem para que o cliente reconheça imediatamente a sua marca, principalmente se ele tiver logo.

Como criar rótulos para cosméticos?

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Agora que você já sabe que os rótulos para produto artesanal são indispensáveis, é hora de conferir algumas importantes dicas para produzi-lo de forma mais assertiva.

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de começar a produção dos seus rótulos, é importante conhecer a fundo o seu público-alvo. Nesse sentido, se você vende para salões, por exemplo, saiba que a proposta será bem diferente se você comercializar diretamente com o cliente final.

É claro que informações indispensáveis, como ingredientes e validade, estarão presentes em ambos. No entanto, o modelo do rótulo e a sua própria logo serão diferentes em cada uma das situações.

2. Analise a concorrência

Em seguida, analise os produtos da concorrência. Essa prática é fundamental para avaliar se os rótulos dos seus concorrentes têm dado certo ou não.

Assim, com essa verificação, você consegue pegar os pontos positivos para desenvolver o seu próprio rótulo e evitar aqueles que não são satisfatórios entre os consumidores. Logo, você sai na frente com essa análise de mercado.

3. Pense nas cores e na fonte

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Se você chegou até aqui, provavelmente já deve ter uma logo, certo? Então saiba que o seu rótulo, além de contê-la, deve apresentar cores similares a ela. Lembre-se sempre que essas cores devem representar a identidade da sua marca.

Além disso, vale dizer que é importante pensar na fonte (letra) que será utilizada. Ela deve conversar com o seu público. Se esse é mais jovem, por exemplo, então você pode investir em tipografias mais descoladas.

Ah, e já que falamos de logo, não se esqueça de posicioná-la de maneira estratégica no seu rótulo, de forma que o consumidor identifique o seu produto imediatamente.

4. Pense em um nome criativo para o produto

A escolha do nome do produto está associada ao público-alvo. Afinal, você precisa pensar em algo que atraia os seus consumidores imediatamente.

Por isso, pense em um nome interessante, que condiz com a sua identidade de marca e que seja curto e memorável. Ou seja, precisa ser um nome-chiclete.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Depois que você criar alguns nomes, vale mostrar para amigos e familiares para saber o que eles acham da proposta.

5. Quais as informações obrigatórias em rótulos de cosméticos?

Partindo para a parte mais técnica, é importante que você conheça as normas da ANVISA. Isso porque a legislação determina vários requisitos sobre o que deve e o que não deve aparecer em um rótulo.

Embalagem primária

Nesse sentido, as informações que devem aparecer no rótulo, chamado também de embalagem primária, são:

  • Nome do produto e grupo/tipo a que pertence, no caso de não estar implícito no nome
  • Marca
  • Modo de uso, se for o caso
  • Advertências e restrições de uso

Embalagem secundária

Já na embalagem secundária, que são as caixinhas em que o produto está inserido, é preciso ter:

  • Nome do produto e grupo/tipo a que pertence no caso de não estar implícito no nome
  • Marca
  • Origem artesanal
  • Modo de uso, se for o caso
  • Advertências e restrições de uso
  • Data de fabricação
  • Prazo de validade
  • Ingredientes/Composição

Embalagem única

No entanto, caso você não crie embalagens secundárias, então todas as informações devem vir inseridas no rótulo, como prazo de validade, composição, origem artesanal e data de fabricação.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Além disso, caso não caiba tudo no rótulo, o modo de uso, as advertências e restrições podem vir em um folheto anexo, desde que especificado no rótulo: “Ver folheto anexo”.

Também é importante se atentar para aquilo que o rótulo não deve ter, que são:

  • Indicações de funções medicinais/terapêuticas.
  • Denominações e indicações que induzam a erro, engano ou confusão quanto à sua procedência, origem, composição, finalidade e segurança.

Veja um exemplo de rótulo para se inspirar:

6. Composição de produtos cosméticos

Para dar um ar mais profissional ao seu negócio, saiba que você deve incluir 4 elementos na composição dos produtos:

  • INCI (Nomenclatura Internacional de Ingredientes de Cosméticos)
  • Nome comercial
  • Função
  • Porcentagem
Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

No padrão INCI, as fórmulas deverão ser sempre iguais a 100%.

Com relação à ordem de escrita, essa deve ser decrescente, começando com a maior quantidade de ingrediente para a menor. Além disso, corantes e fragrâncias devem ser citados no final da composição.

Vale dizer que descrever a função do produto é importante para que o consumidor identifique rapidamente se aquele produto é ou não ideal para suas necessidades.

Depois disso, é hora de montar o rótulo! É interessante que ele seja a prova d’água para que, quando entrarem em contato com a umidade do banheiro, continuem visíveis.

Esperamos que a dúvida sobre como rotular um produto artesanal tenha sido solucionada! A ideia é que a cosmetologia natural se torne cada vez mais assertiva e te traga bons retornos financeiros.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outras dicas como essas sobre os rótulos para produto artesanal e deixe nos comentários abaixo suas dúvidas e sugestões!

Veja também:
Clean Beauty e os Cosméticos Naturais: Vale a Pena Investir?
Conservantes Naturais para Cosméticos: Como Escolher a Melhor Opção?

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
5% Desconto
Nada
Próxima vez
Quase
10% Desconto
Desconto no Curso
Nada
Sem sorte
Quase
20% Desconto
Nada
Azar
Promoção Roda da Sorte Curso Saboaria!
Aproveite essa promoção
Our in-house rules:
  • One game per user
  • Cheaters will be disqualified.