Blog Saboaria Artesanal Lucrativa

Aprenda a Fazer Sabonetes e Cosméticos Artesanais

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Óleos Essenciais Cítricos: Funções, Benefícios e Receita Natural

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais
Óleos Essenciais Cítricos: Funções, Benefícios e Receita Natural

Impossível encontrar alguém que nunca usou e abusou dos óleos essenciais, não é verdade? Afinal, por causa de suas propriedades medicinais e calmantes, eles se tornaram queridinhos quando o assunto é o cuidado com a saúde.

Nesse contexto, os óleos essenciais cítricos, como laranja-doce, tangerina e bergamota, têm se destacado muito nesses últimos tempos, em que a ansiedade e as rotinas atribuladas têm tomado conta da população mundial.

Isso porque eles são indicados para melhorar o humor e elevar os níveis de energia corporal, o que contribui para garantir o ânimo e uma boa disposição.

Portanto, se você quer saber tudo sobre os óleos essenciais cítricos, como utilizá-los e quais são os seus benefícios, continue acompanhando este guia completo!

Veja também:
Óleo Essencial de Lavanda: Guia Definitivo para Cosméticos e Aromaterapia
Como Fazer Sabonete de Glicerina Vegetal Simples e Rápido

Quais são os óleos essenciais cítricos?

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Extraídos das cascas das frutas, os óleos essenciais cítricos são os mais diversos possíveis, assim como os seus usos. Afinal, eles podem ser aplicados no corpo, inseridos em difusores, aplicados em cosméticos, e muito mais!

Neste conteúdo, trouxemos 6 principais óleos para que você possa conhecer melhor cada um deles, bem como as suas respectivas propriedades e benefícios. São eles:

  • Laranja-doce
  • Laranja-selvagem
  • Limão-siciliano
  • Limão-tahiti
  • Bergamota
  • Tangerina

Mas, afinal, para que servem os óleos essenciais cítricos? É o que vamos conferir no próximo tópico!

Óleos essenciais cítricos: benefícios e propriedades

1. Laranja-doce

O óleo essencial de laranja-doce é muito utilizado no trato gastrointestinal. Isso porque ele abre o apetite, ajuda na digestão e alivia dores no estômago.

Mas, além disso, ele é um ótimo aliado para reduzir os sintomas da ansiedade e depressão, pois ele proporciona bom humor e positividade.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Ele também pode contribuir bastante para o alívio das dores no corpo e para reduzir o transtorno de estresse pós-traumático.

2. Laranja-selvagem

O óleo essencial de laranja-selvagem, por sua vez, também tem propriedades que energizam e purificam o ambiente. Naturalmente, isso contribui para elevar a mente e o corpo e combater os sintomas de desânimo e tristeza.

Nesse sentido, depois de um dia super estressante e cansativo, nada melhor do que se acalmar com o seu aroma doce e refrescante.

3. Limão-siciliano

Gosta do cheirinho do limão? Então que tal investir no óleo essencial de limão-siciliano? Na aromaterapia, ele é capaz de limpar e estimular a mente, aumentando a concentração, a memória e otimizando a tomada de decisões.

Também ajuda a diminuir a tristeza, os sintomas da depressão e o medo. Por isso mesmo, ele melhora o humor.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Mas, além da parte emocional, o óleo essencial de limão-siciliano possui benefícios gigantescos para o sistema respiratório, seja descongestionando, diminuindo o desconforto da constipação nasal ou as dores de garganta.

Ele também pode ser utilizado para os cuidados com a pele, principalmente as oleosas e com manchas. Isso porque tem ação esfoliante e estimula a regeneração celular.

Vale dizer ainda que você pode associá-lo a um óleo vegetal para obter bons resultados contra a celulite.

4. Limão-tahiti

Já o óleo essencial de limão-tahiti é um ótimo estimulante para o sistema imunológico, além de ser desintoxicante, sobretudo para o fígado e a vesícula.

Além disso, ele melhora os sintomas do cansaço físico e mental, auxilia na memória, suaviza dores de cabeça, contribui para a sensação de bem-estar, aumenta a concentração e, assim como o limão-siciliano, é ótimo para a função respiratória.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Ele também funciona como um ótimo antisséptico. Por isso mesmo, é muito utilizado em produtos de limpeza de casa.

5. Bergamota

Esse é um óleo incrível, a começar pelo fato de a bergamota ser uma fruta exótica. Mas, além disso, sua excentricidade também está no seu aroma, que consegue ser apimentado e herbal ao mesmo tempo.

Em relação às suas propriedades, as principais são: anti-inflamatórias, analgésicas, antidepressivas, ansiolíticas e antimicrobianas.

Em razão disso, ele é ótimo para combater fungos e bactérias, diminuir dores e inflamações (principalmente a caspa), além de aliviar os sintomas da depressão, da ansiedade e do estresse.

6. Tangerina

Por fim, o óleo essencial de tangerina, assim como o de laranja, é um ótimo aliado para o sistema gastrointestinal. Além de abrir o apetite, ele contribui para a redução de gases.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Vale dizer que ele também é ótimo para combater o inchaço, prevenir as estrias e reduzir o estresse, a angústia e a tristeza. Boa parte disso se deve ao seu aroma doce.

Como usar os óleos essenciais cítricos?

Como mencionamos no início deste conteúdo, os óleos essenciais cítricos podem ser utilizados de diversas formas. Tudo dependerá da sua finalidade.

Portanto, vamos conferir agora alguns modos de como usar óleo essencial:

  • Em difusores: para energizar todo o ambiente.
  • Em produtos de limpeza: aplicar algumas gotinhas para que o óleo tenha ação antimicrobiana e para que energize o ambiente por meio do seu aroma.
  • Em colar aromático: para inalar diretamente e cuidar das questões emocionais ou respiratórias.
  • Diluído em um óleo transportador (óleo de coco e óleo de jojoba): para aplicar o óleo essencial cítrico diretamente na pele ou no cabelo é necessário dilui-lo em um óleo vegetal. Isso porque eles não podem ser aplicados diretamente na pele.
  • No travesseiro: você pode colocar umas gotinhas no travesseiro antes de dormir para tornar a sua noite de sono mais agradável.

Como aplicá-los nos cosméticos naturais?

Outra forma de utilizar os óleos essenciais cítricos é aplicando-os em cosméticos naturais, como shampoos, sabonetes e cremes hidratantes para o corpo e cabelo.

As finalidades podem ser diversas, como:

  • Massagem relaxante;
  • Combate a estrias e celulite;
  • Combate a caspa e seborreia;
  • Entre outros.
Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Nesse caso, você vai aplicar apenas algumas gotinhas do óleo escolhido no produto pronto ou durante a produção dele.

Vale dizer, no entanto, que os óleos cítricos são fotossensíveis. Isso quer dizer que, quando você os aplicar na pele, ainda que de forma diluída em cosméticos, você não deve tomar sol, pois há o risco de manchá-la.

Como fazer óleo essencial cítrico?

Apesar de você ter a opção de comprar óleos essenciais cítricos prontos, saiba que também é plenamente possível fazer o seu de uma forma artesanal. 

Receita de óleo essencial cítrico

Para isso, separamos uma receitinha super simples de como fazer um óleo essencial com uma fruta cítrica, retirada do site Jardim do Mundo. Vamos lá?

  1. Descasque a fruta escolhida. (Quanto mais cascas você usar, mais intenso será o seu óleo essencial).
  2. Retire a parte branca da casca.
  3. Deixe as cascas secarem ao sol de 2 a 3 dias até que pareçam desidratadas.
  4. Em seguida, coloque as cascas em um frasco de vidro com tampa e adicione vodka ou cachaça até que elas fiquem totalmente cobertas.
  5. Tampe o frasco e agite bem.
  6. Deixe o frasco em um lugar escuro e fresco durante uma semana.
  7. Durante esses dias, agite de vez em quando o frasco.
  8. Passada uma semana, coe a mistura e esprema com um voal.
  9. Deixe descansar em ambiente arejado por 1 semana.
  10. Após esse período, o óleo essencial ficará na superfície do recipiente e a vodka ou cachaça se concentrará no fundo do frasco.
  11. Recolha o óleo essencial com um conta-gotas; o restante da mistura pode ser usado como aromatizador de ambiente ou desinfetante natural para o piso.
  12. Use quando quiser pelo período de 1 ano, que costuma ser a sua validade máxima.

Agora que você já sabe as propriedades dos óleos essenciais cítricos, como usá-los e como produzi-lo, é hora de colocar a mão na massa para aproveitar seus benefícios.

Curso de Cosméticos Naturais
6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Por isso, conte-nos nos comentários abaixo qual óleo você vai usar primeiro!

Veja também:
Óleo Essencial de Alecrim: Utilidades, Benefícios e Receitas
9 Melhores Óleos Essenciais para Pele Oleosa

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
5% Desconto
Nada
Próxima vez
Quase
10% Desconto
Desconto no Curso
Nada
Sem sorte
Quase
20% Desconto
Nada
Azar
Promoção Roda da Sorte Curso Saboaria!
Aproveite essa promoção
Our in-house rules:
  • One game per user
  • Cheaters will be disqualified.