4 Cosméticos Naturais Baratos e Fáceis de Fazer

Em busca da pele e cabelos perfeitos, algumas pessoas têm adotado uma rotina de beleza extensa e, na maioria dos casos, repleta de cosméticos caros. O que grande parte das pessoas não sabe é que nem sempre é preciso gastar uma “nota” para ter a pele e os cabelos bonitos.

Hoje, os cosméticos naturais são ótimas alternativas para cuidar da beleza, do bolso e do meio ambiente. Por isso, trouxemos 4 receitas fáceis para você testar em casa. Vamos lá?

Curso de Saboaria

Veja também:

Descubra Quais são os Melhores Óleos Essenciais para a Pele

Aprenda Como Fazer um Super Hidratante Corporal

Por que fazer cosméticos naturais?

Pra começar, os cosméticos naturais são produtos livres de parabenos – conservantes que protegem produtos contra o crescimento de fungos e bactérias -, fragrâncias ou essências artificiais e derivadas do petróleo.

Além disso, são amigos da natureza e da sua pele, porque podem ser feitos com ingredientes que você tem em casa, como pepino, alecrim e café. Ou seja, além de barato e fácil de fazer, você contribui com a natureza e com a saúde da sua pele ao mesmo tempo.

1. Shampoo de café

Se você sonha com um cabelo bem cuidado, a dica é usar o shampoo de café. Além do aroma e sabor delicioso, o grão de café possui grande quantidade de nutrientes ideais para que o cabelo se desenvolva com mais força, além de evitar a queda. Ele ainda proporciona os seguintes benefícios:

  • Estimula a circulação no couro cabeludo e, consequentemente, o crescimento
  • Esfolia o couro cabeludo e elimina as células mortas
  • Evita a queda
  • Dá força ao cabelo
  • Dá suavidade e brilho
cosméticos naturais
Fonte: Pinterest

A receita é simples: misture um frasco de shampoo neutro com 3 colheres de café, agite e deixe descansando por 24h antes de usar.

2. Máscara de hidratação capilar com aloe vera

A aloe vera – também conhecido como babosa – já é uma figura bem popular, não é mesmo? Afinal, o ingrediente é muito utilizado nos cosméticos do mercado devido as suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, hidratantes, cicatrizantes e calmantes.

O melhor de tudo é que a aloe vera é muito fácil de ser encontrado na natureza, nas folhas de babosa. Com o gel extraído dessa planta, é possível fazer óleo de massagem para as estrias ou para manchas na pele, assim como uma potente máscara de hidratação, para dar força e mais brilho aos cabelos. Para isso, basta bater o gel com água gelada.

cosméticos naturais
Fonte: baomoi

3. Desodorante natural

Os desodorantes industrializados, além de entupir os nossos poros e impedir a transpiração, degradam o meio ambiente. Uma alternativa para isso são os desodorantes naturais que, assim como os industrializados, deixam a pele limpa, hidratada, cheirosa e protegida.

Uma cosmético natural muito eficiente, por exemplo, mistura o bicarbonato de sódio, óleo de coco, cravo e lavanda.  Isso porque, o primeiro limpa a pele profundamente, o segundo é um ótimo bactericida, o terceiro é um potente fungicida e a lavanda tem propriedades antissépticas, cicatrizantes e um cheiro delicioso.

Curso de Saboaria
cosméticos naturais
Fonte: lifeoftrends

4. Tônico facial com água de arroz

Essa mistura é muito utilizada pelas mulheres na Ásia, pois limpa a pele sem danificar, além de prevenir o aparecimento de impurezas, como as peles mortas, os cravos, a gordura, as espinhas etc. A água de arroz também possui propriedade regeneradora, rejuvenescedora e adstringente, clareando manchas escuras no rosto, causadas pela exposição solar ou mudanças hormonais.

Por isso, se você quer ter uma cútis de porcelana, a dica é fazer um tônico facial com água de arroz. Para isso, você precisará apenas de 1 xícara de arroz e 1 xícara e meia de água. Coloque os dois em um pote com tampa e deixe descansar por uma noite. Depois, basta coar o arroz e guardar a água em um recipiente com válvula spray. Muito fácil, não é mesmo?

cosméticos naturais
Fonte: yousense

O que você achou das nossas dicas de cosméticos naturais para fazer em casa? Escolha uma das receitas para começar e coloque as mãos na massa!

Deixe o seu comentário contando pra gente o que achou e qual vai experimentar. Ficaremos felizes em ouvir a sua opinião.

Veja também:

Receita Fácil de Sabonete Líquido Para o Rosto

3 Receitas Baratas de Shampoo Natural Para Fazer em Casa





Recomendado Para Você:

[relfake id="1"]

Comentários

comentários