6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais

Conservantes Naturais para Cosméticos: Como Escolher a Melhor Opção?

É normal que surja algumas dúvidas com relação durabilidade dos cosméticos artesanais. Afinal, um dos ingredientes sintéticos que deixa de ser utilizado, é o conservante.

Mas saiba que existem conservantes naturais que podem aumentar o tempo de validade dos seus produtos.

Hoje vamos conversar sobre a durabilidade dos cosméticos naturais, assim como o que pode ser feito para estendê-la.

Você vai entender melhor o que são os conservantes e os antioxidantes e como escolher o melhor para os seus produtos. Confira!

Veja também:
Cosmetologia Natural: Guia Definitivamente Completo para Iniciantes
Como Fazer Óleo de Alecrim Caseiro para Pele e Cabelo

Funções dos Conservantes e Antioxidantes

theecowell
Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

Antioxidantes também podem contribuir para uma maior duração dos seus produtos. Mas para entendê-los melhor, é bom reforçar o que são os conservantes em primeiro lugar.

Qualquer cosmético natural que tenha, por exemplo, óleo vegetal, manteiga, argila, água, além de outros ingredientes, tem uma grande chance de sofrer uma proliferação de micro-organismos.

Os conservantes evitam o crescimento de micróbios e proliferação de bactérias.

Os antioxidantes, por outro lado, evitam a oxidação de óleos e gorduras. Um óleo oxidado fica com o cheiro ruim, rançoso. Ou seja, os antioxidantes vão manter o aspecto fresco dos seus produtos,especialmente nos que possuem muito óleo.

Alguns exemplos de antioxidantes naturais são:

  • Extrato de Semente de Toranja
  • Vitamina E
  • Óleo Resina de Alecrim

Conservantes Naturais

thethingswellmake
Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

Felizmente existem opções de conservantes naturais para os seus cosméticos. Existem algumas opções que além de conservar, possuem outros efeitos, como dar coloração, aumentar a consistência ou cremosidade.

Em concentrações específicas não alteram ou prejudicam seus produtos, pelo contrário, estendem consideravelmente o prazo de validade. Confira alguns exemplos:

  • Ácido benzoico um composto presente em bálsamos e resinas vegetais, além de ser aromático.
  • Benzoato de sódio e de potássio presentes em cogumelos, frutas e alguns vegetais.
  • Sorbato de potássio é um derivado do ácido sórbico encontrado em frutas.

Os conservantes acima são exemplos de conservantes naturais e de grau alimentício. São permitidos pelo Ecocert e IBD, órgãos certificadores de produtos naturais e orgânicos.

thethingswellmake

Óleos essenciais também podem ser conservantes, desde que possuam ação antimicrobiana como um de seus efeitos. É uma opção muito interessante também, afinal o produto será 100% natural.

Porém a ação do óleo essencial só será efetiva de acordo com sua concentração no cosmético. De um modo geral, possuem validade de 2 anos, então a quantidade utilizada ditará o quanto o óleo aumentará a validade do produto.

Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Plantas Medicinais confirmou a eficácia da ação antimicrobiana dos seguintes óleos essenciais:

  • Hortelã-Pimenta
  • Capim Limão
  • Manjericão Basílico (manjericão-de-folha-larga)
  • Manjerona

No mínimo estas quatro opções possuem comprovação científica de sua ação na proliferação de bactérias, e são opções super naturais. Ainda assim, isso dependerá da quantidade presente no produto.

A diferença mais notável é que apesar de não serem naturais como os óleos, os ácidos e benzoatos também podem adicionar outras características aos cosméticos.

Porém, todas as opções de conservantes naturais citados não comprometem, de modo algum, a pureza dos seus produtos.

Práticas que Influenciam na Conservação

amp.mindbodygreen

O principal fator são os próprios ingredientes. Os de origem animal possuem uma validade curta. Afinal, os de origem vegetal. tem um teor maior de fibras, fator que torna a biodegradação mais lenta.

Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

Contudo, os que costumam ter uma durabilidade maior são os de origem mineral, como argilas e óxidos de metais.

Outros fatores que influenciam na conservação de seus produtos é a higiene na hora da fabricação e, principalmente na hora de escolher as embalagens.

Antes de tudo é essencial esterilizar e ter a certeza de que a embalagem está completamente seca antes de condicionar algum produto.

Outra questão são os cosméticos com ingredientes fotossensíveis. Em recipientes transparentes eles estragarão mais rápido se tiverem em ambientes iluminados. Opte por embalagens foscas ou guardar em locais escuros.

nofussnatural

De um modo geral muitos fatores influenciam na durabilidade dos seus produtos. Felizmente, como você pode ver, existe um número considerável de conservantes naturais que podem aumentar a validade deles.

Curso de Cosméticos Naturais
Curso de Cosméticos Naturais

Deixe um comentário contando para gente quais você pretende usar!

Veja também:
Como Fazer Desodorante Vegano: 5 Receitas Fáceis e Eficientes
9 Melhores Óleos Essenciais para Pele Oleosa

Comentários

comentários

6 passos para ganhar dinheiro com cosmeticos naturais